Inovação

Com menos R$ 1 mil, sistema criado por estudantes da Paraíba transforma água salobra em potável

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Mais de trinta famílias do semiárido paraibano estão consumindo água potável graças a um projeto criado por estudantes da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de um equipamento relativamente simples, mas capaz de dessalinizar e desinfetar a água com perfeição.

Não é preciso usar eletricidade, produtos químicos ou filtros: trata-se de uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, com cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar.

Assim, a temperatura no interior do recipiente aumenta, fazendo com que a água evapore. Ao entrar em contato com a superfície resfriada, de vidro ou cano, ela condensa, voltando ao estado líquido, mas sem os sais ou contaminantes antes existentes.

Francisco Loureiro, professor da UEPB e coordenador da tecnologia, falou sobre o assunto: “Atendemos comunidades em que os moradores eram obrigados a consumirem água de poços artesianos com elevado nível de contaminação biológica e química (sais) e que traziam consequentes danos à saúde, ou eram obrigados a caminhar por horas para ter acesso a água potável”.

Além de provocar a retirada dos sais, o método também elimina microrganismos patógenos, principalmente bactérias que causam doenças. Cada unidade do dessalinizador é capaz de produzir 16 litros de água potável por dia e a instalação custa menos de mil reais – um investimento barato ao considerar o uso no longo prazo.

De acordo com o professor Francisco Loureiro, já há mais 70 novas unidades sendo desenvolvidas a pedido de moradores do semiárido paraibano. A alta procura é justificada pela necessidade da população de armazenar água potável, uma vez que a região pode enfrentar longos períodos sem chuva, e é preciso ter grandes quantidades de água para consumo próprio e para usar nas lavouras.

Fotos: Reprodução/UEPB


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Relaxa. É legalizado’: Loja de maconha na Califórnia mostra como é viver longe do tráfico