Sustentabilidade

Ubatuba passará a cobrar ‘pedágio ambiental’ de turistas que passarem pela cidade

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A câmara dos vereadores de Ubatuba aprovou um projeto de lei que propõe a criação de um “pedágio ambiental” para os turistas que frequentarem a cidade a partir do primeiro trimestre de 2018.

A TPA (Taxa de Preservação Ambiental) entrou em votação no dia 12 de dezembro e foi aprovada de forma unânime. O valor será cobrado por todos os veículos que passarem pelo município através das rodovias Oswaldo Cruz e Rio-Santos, que liga o litoral paulista ao Rio de Janeiro. O preço da taxa será cobrado de acordo com o perfil do veículo, variando entre 3 e 70 reais. Quem não pagar será multado em 200 reais.

Rodovia Rio-Santos em Ubatuba

 

Os moradores das outras cidades do litoral norte serão isentos do pagamento. Não houve qualquer informação sobre isenção para quem passar pelos trechos ubatubenses das rodovias com destino a outros lugares.

De acordo com a prefeitura, a cobrança se deve ao impacto degradante do alto número de carros que circulam pela cidade durante finais de semana e alta temporada. Quase 90% de Ubatuba está dentro da área de preservação do Parque Estadual Serra do Mar.

A administração diz que o dinheiro será investido em projetos ambientais educativos, saneamento básico e na recuperação das matas ciliares e áreas degradas.

Vale lembrar que o município paulista possui um número extenso de praias particulares e já foi a cidade com o maior número de áreas de zona azul – onde se paga para estacionar – no litoral norte. A cobrança foi revogada pela câmara em 2016.

Jalapão também cobra pedágio

A medida é semelhante a que o Jalapão passou a tomar a partir de novembro. Por conta da presença do Tocantins na novela O Outro Lado do Paraíso, os vereadores do município de Mateiros, onde o ponto turístico está, aprovaram uma lei que permite a cobrança de uma taxa diária de 20 reais para os turistas que lá ficarem. Eles alegam que a publicidade no folhetim global causou um considerável aumento de visitas na região.

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Amazônia vai ganhar unidade de conservação de 3 milhões de hectares