Fotografia

Fotógrafo viaja 2 anos para registrar animais que podem ser extintos pela ação humana

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

O desaparecimento de espécies inteiras de animais por conta da ação humana para muitos pode parecer algo distante, quase irreal ou abstrato, como uma sequência apocalíptica de frases alarmantes e nada mais. Acontece que se trata de um fenômeno real e terrível, e o que o fotógrafo inglês Tim Flach oferece com seu trabalho é justamente são imagens para tais absurdos efeitos da ação humana sobre a natureza. Por dois anos Flach desbravou os habitats de tais animais para registrar e mostrar ao mundo a face e a dor das espécies mais ameaçadas de extinção no planeta.


Urso polar

Batizado de Endangered (Ameaçado, em tradução livre), as fotos de Flach mostram desde espécies conhecidas, como o urso polar e o leopardo da neve, até animais exóticos, registrando um espectro imenso de biodiversidade do planeta que tem em comum o fato de estarem à beira de desaparecerem.


Sapo-do-olho-amarelo


Saiga


Rinoceronte branco

Alguns são ameaçados pela destruição de seus habitats naturais, outros pela caça humana ou pela dificuldade que atravessam hoje para conseguirem se alimentar. Endangered traz rosto, corpo e realidade não só às consequências da desregrada e desenfreada ação humana, como ilustra o quanto de beleza, natureza e vida que a ganância do ser humano vem matando – em nome daquilo que gostamos de chamar de progresso, mas que claramente nos faz andar pra trás em velocidade impressionante.


Ploughshare Tortoise


Panda vermelho


Lince-ibérico


Leopardo-da-neve


Lemur


Hipopótamo


Guepardo


Elefante africano


Pássaro Bico-de-tamanco


Arara-azul


Águia-filipina


Abutre egípcio


Abelha européia

© fotos: Tim Flach


Vitor Paiva

Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
20 fotos clássicas em preto e branco ganham (ainda) mais vida em cores