Sustentabilidade

Califórnia vai banir canudos de plástico com penas de multas e até prisão

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Os canudos de plástico são um problema sério para o meio ambiente. Em geral, a vida útil média de um canudinho é de apenas 4 minutos, mas ele fica no meio ambiente por centenas de anos. Como são feitos geralmente de polipropileno e poliestireno, eles não são biodegradáveis e tendem a continuar poluindo nosso mundo por muito tempo – ou, pior, se desintegrar em pedaços menores até serem comidos por animais.

Foto via

Em um país como os Estados Unidos, por exemplo, são usados cerca de 500 milhões de canudos por dia. Só com esses dados já dá para imaginar a gravidade do problema, né? O mais incrível é que este é um item que não faz nenhuma falta no nosso dia a dia – qualquer bebida pode ser tomada da mesma forma, sem a necessidade de um canudo.

No mundo inteiro, diversas campanhas já vem sendo feitas para conscientizar a população e os donos de estabelecimentos comerciais a respeito do problema ambiental causado pelos canudos de plástico. Na Califórnia, as campanhas começam a surtir efeito. Um projeto de lei em tramitação no estado americano sugere que funcionários de restaurantes que ofereçam canudos aos clientes possam ser penalizados com multas de de US$ 1.000 ou até seis meses de prisão, de acordo com o Munchies.

Proposta pelo democrata Ian Calderon, a lei não deverá banir o uso de canudos plásticos, mas fazer com que eles só sejam oferecidos quando solicitados pelo cliente. Apesar disso, uma nota publicada no site Plastic Pollution Coalition informa que a multa financeira deverá ser retirada do texto final do projeto de lei. Em sua conta no Twitter, o político comentou o assunto.

Gostaria de clarificar que o projeto de lei Straws Upon Request (a) NÃO é um banimento; (b) caso se torne lei, NÃO tornará crime para os atendentes que oferecerem canudos plásticos. Minha intenção é apenas aumentar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais dos canudos plásticos em nosso meio ambiente.

Foto via

Enquanto medidas como essa ainda não são tomadas por aqui, você também pode fazer a sua parte carregando consigo um canudo reutilizável ou simplesmente recusando canudos plásticos em sua bebida. Veja canudos reutilizáveis de bambu ou aço inox vendidos pela Paz em Gaia e pela BeeGreen.

Fotos (em ordem de aparição): viaKevin KrejciGarett Mizunakavia, @UrdinProject


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rodrigo Hilbert inova e ensina duas receitas veganas em seu programa no GNT