Futuro

Inteligência Artificial e outros trends na educação que veremos no SXSW 2018

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Sendo um festival verdadeiramente amplo, que visa debater a atuar sobre a cultura contemporânea e o mundo hoje – indo muito além do festival de música, cinema e tecnologia que ele também é – a educação e seu futuro não poderiam estar de fora do South By Southwest 2018. Todo ano, lideranças e referências no campo da educação se reúnem na cidade de Austin, no Texas, para conectar novas ideias, práticas e pesquisas que ampliem o trabalho de professores e alunos ao redor do mundo. Em 2018, tecnologia e autonomia serão palavras de ordem dentro do módulo de educação do SXSW.

Engajar e empoderar os alunos para seu aprendizado autônomo e próprio, através de ensinos personalizados e técnicas criativas – envolvendo novas tecnologias e práticas de mindfulness – são as tendências mais fortes dentro do SXSW EDU 2018. A organização do festival separou 10 tópicos que, segundo eles, dominarão principalmente os debates em março.

O SXSW EDU no festival do ano passado

“O impacto da Inteligência Artificial sobre o aprendizado e a força de trabalho”, “Educadores como lideranças-aprendizes”, “Equidade, acesso e educação para todos”, “O futuro dos espaços comunitários”, “Alfabetização midiática em um mundo digital”, “Mindfulness e inteligência emocional”, “Uma nova era em privacidade de dados”, “O poder das redes”, “Aprendizado auto-direcionado em ritmo próprio” e “O futuro do trabalho” são os 10 tópicos em que o SXSW separou seu módulo de educação. Como pode se ver, há ainda muito o que se aprender – para se ter muito mais a se ensinar – no que diz respeito ao futuro da educação.

O SXSW 2018 acontecerá entre os dias 09 e 18 de março, mas o SXSW EDU se dará entre os dias entre os dias 05 e 08 de março. Maiores informações sobre o SXSW EDU 2018 você pode encontrar no site e na programação completa.

Entre a invenção da roda e o lançamento da primeira nave espacial, uma coisa continua a mesma: a vontade humana de se recriar e ser impulsionada adiante.

Assim é o SXSW 2018. E esse é o DNA Hypeness.

O futuro é mais rápido, desafiador e inspirador do que se poderia imaginar. E é por isso que nossa passagem por Austin, para ver o SXSW de pertinho, tem um só objetivo: trazer para você hoje o que pode mudar o mundo amanhã.

Bora descobrir qual será a próxima grande ideia?

Nossa cobertura é um oferecimento Tinder 

© fotos: divulgação/SXSW


Vitor Paiva

Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta e Só o Sol Sabe Sair de Cena.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que esperar do Social Impact, o fórum do SXSW 2018 que quer um mundo melhor