Debate

Jovem chilena envia vídeo a Bachelet suplicando por eutanásia: ‘não aguento mais meu corpo’

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Paula Diaz é uma jovem chilena de 19 anos que sofre de uma doença degenerativa que, desde 2013, tem sido investigada pelos médicos. O problema lhe causa dores constantes e intensas, o que a levou a tomar uma medida drástica.

Paula fez um vídeo e o enviou à presidenta Michelle Bachelet pedindo que ela autorize sua morte assistida. “Não tenho descanso, é algo tão terrível que não posso descansar nem de dia nem de noite”, diz ela na gravação. “Suplico-lhe com todas as minhas forças que venha me ver, porque já não posso mais esperar”.

O vídeo foi divulgado pela própria família da jovem em suas redes sociais, buscando sensibilizar a sociedade sobre a sua situação, que passou “de ser uma menina saudável a estar prostrada em uma cama sofrendo uma dor interminável de dia e de noite”.

Paula Diaz

A irmã Vanessa deu uma entrevista para a rádio da cidade de Bio Bio onde conta como foi o processo de deterioração de Paula, que iniciou em novembro de 2013 com diversos sintomas desconexos e desconhecidos pelos médicos. Inicialmente, ela começou a sofrer de movimentos involuntários. Depois, perdeu a sensibilidade nos braços e nas pernas.

“Os médicos não acertavam em associar isso a uma enfermidade concreta“, afirmou ela. Até hoje, não existe um diagnóstico claro por parte das instituições de saúde buscadas pela família.

Paula Diaz segue imobilizada em uma cama com as pernas rígidas e dobradas para trás. Ela desenvolveu fotofobia (aversão à luz pela dor que ela produz) e chega a gemer por causa da dor constante no corpo, que não é aliviada mesmo com compressas frias e bolsas de gelo.

“Já passamos por muitíssimas instituições hospitalares, múltiplos diagnósticos. É terrível não ter uma certeza do que acontece com ela”, lamentou a irmã.

Bachelet está em fim de mandato. A eutanásia é proibida no Chile e a líder já enfrentou um problema semelhante em 2015, quando uma outra adolescente, portadora de fibrose cística, a pediu para que a ajudasse a “dormir para sempre”.

A presidenta Michelle Bachelet

Em dezembro, a mãe de Paula, María Cecilia Ahumada, enviou uma carta ao Parlamento do Chile pedindo ajuda. Ela está desempregada e é divorciada. “Minha filha exige descanso, pede uma injeção para que durma para sempre (…). Tudo isto seria muito mais suportável se eu tivesse os recursos econômicos”, escreveu na ocasião.

Na campanha Justiça para Paula, que ganhou apoio público nas redes sociais, a família faz um último pedido: “Chega de ser ignorada, ela precisa urgentemente de uma resposta, está condenada diariamente a enfrentar uma dor da qual não pode escapar. Exigimos justiça para que Paula possa descansar dignamente”. O caso ganhou repercussão após uma grande reportagem produzida pelo jornal local El Mostrador.

Assista abaixo ao vídeo de Paula (atenção: imagens fortes):

Fotos: foto 1: Arquivo pessoal/El Mostrador/Reprodução; foto 2: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pelo meio ambiente, McDonald’s estuda banir uso do canudinho de plástico