Design

Misturando latinhas com metais preciosos ela cria ecojoias totalmente originais

por: Redação Hypeness

Patrocinado por: Vá De Lata

Publicidade Anuncie

Alumínio de latinhas de bebida, plásticos de embalagens diversas, câmara de pneu e até chapas de radiografia: acredite, tudo isso vira belos brincos, colares, pulseiras e anéis graças às mãos talentosas da carioca Carol Barreto, criadora da Ecojoias.

Tudo começou em 2005, quando a então estudante de biologia ficou desempregada após a empresa em que trabalhava fechar as portas. Sem dinheiro para pagar a o curso, que precisou trancar, ela transformou o hobby das bijuterias em trabalho.

O olhar atento para a sustentabilidade fez com que ela começasse a testar diversos materiais que iriam para o lixo como joias. De início, ela vendia para amigas, depois se arriscou nas praias cariocas para vencer a timidez – muita gente virava a cara para aquelas bijuterias feitas de material reutilizado, mas ela não desanimou.

O sucesso transformou o que era uma fonte alternativa de renda em algo mais sério, e a designer fez um curso de ourivesaria (a arte de trabalhar com metais preciosos), chegando a trabalhar em uma das maiores joalherias do país.

Após aprender a manusear ouro e prata, Carol deu um novo passo em seu trabalho. Já faz anos que ela se dedica exclusivamente à Ecojoias, que conta com loja virtual e pontos de venda no Rio de Janeiro, em São Paulo e até na França.

Além de apostar no reaproveitamento de materiais para fazer as joias, a designer também toma outra atitude em prol da sustentabilidade: ela cria as peças originais e publica na loja virtual, mas cada uma tem prazo de até 10 dias para ser postada.

Isso porque, para evitar a produção excessiva que poderia ficar guardada, Carol prefere fazer apenas as joias que foram encomendadas, num processo de fabricação exclusivo para cada cliente. Os compradores podem até pedir peças personalizadas, a partir de algum material que chame sua atenção!

Latinha é bom demais. Lembra verão, festa, carnaval. Latinha é reciclável, é sustentável, é geração de renda. Latinha é empoderamento. Latinha gela rápido, preserva o sabor e é pura praticidade e estilo. 

Por isso, o Hypeness e a Ball, uma das maiores fabricantes de latinhas do mundo, uniram forças para criar um Canal especialmente dedicado a reverberar a campanha #vadelata. Vamos juntos consumir de forma mais consciente, pensando sempre no nosso conforto, mas também no melhor para o meio ambiente? Para mais informações sobre esse tema siga a campanha no Facebook  e Instagram.

Com informações do Projeto Draft

Fotos via Ecojoias


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cerejeira feita com 800 mil peças de Lego entra para o Guinness