Inspiração

Noruega desiste de construir parque eólico para não tirar lar de 35 mil renas selvagens

por: Redação Hypeness




Publicidade Anuncie

Recentemente a Noruega demonstrou como não adianta resolver uma questão ambiental criando um outro problema, e decidiu por não construir um novo parque eólico dentro de uma reserva natural. O parque seria capaz de produzir 120 megawatts de energia, mas a reserva serve de lar para 35 mil renas selvagens.

Constantemente ameaçada pelas mudanças climáticas, a reserva das renas vive sob pressão para ser utilizada com propósitos comerciais ou para construções estruturais, como estradas, reservatórios e ferrovias. a proteção à população de renas, porém, vem sendo mantida de forma exemplar, e a reserva por fim não será transformada em um parque eólico. O parque era visto não só como alternativa limpa mas também como oportunidade de negócios para o município de Bygland.

Tendo quase a totalidade de sua energia produzida por hidrelétricas, a Noruega deseja migrar essa produção para uma fonte ainda mais sustentável, como é o caso da energia eólica. Desde o ano passado que a licença para a construção de tais parques foi oficializada pelo governo.

As renas, porém, não tem nada a ver com isso, não precisam se energia, e merecem ter seus lares defendidos e preservados – ou um outro crime ambiental estaria sendo praticado. Ponto para os noruegueses.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.