Tecnologia

AlterEgo: fone de ouvido desenvolvido pelo MIT fala com você ‘por telepatia’

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

E se o seu computador pudesse ler os seus pensamentos?

É mais ou menos isso que prevê um fone de ouvido tecnológico desenvolvido pelo MIT, o AlterEgo.

A proposta do aparelho é permitir que as pessoas tenham acesso à tecnologia de uma maneira mais natural, sem necessidade de estar teclando ou falando comandos em voz alta. Dessa forma, bastaria mentalizar as palavras para que o fone inteligente soprasse a resposta bem no seu ouvido.

Sobre o aparelho, os cientistas declararam em um comunicado à imprensa

Nossa ideia foi: poderíamos ter uma plataforma de computação que fosse mais interna, que mesclasse humano e máquina de algumas maneiras que se sentisse como uma extenção interna de nossa própria cognição?

A partir deste questionamento, os protótipos para o AlterEgo foram sendo desenvolvidos. Com o primeiro modelo pronto, 10 pessas testaram a tecnologia.

Inicialmente, foi necessário uma fase de aprendizagem do dispositivo, para que ele pudesse assimilar a neurofisiologia de cada um dos usuários. Mas, após essa fase, o fone de ouvido foi capaz de atender aos comandos com cerca de 92% de precisão, segundo o TechCrunch.

O visual da geringonça, no entanto, não ajuda muito em sua popularização. Felizmente, os pesquisadores ainda estão trabalhando em novos protótipos – quem sabe algum deles um pouco mais discreto?

Fotos: crédito sob as imagens


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Venda de vinis e mídias físicas supera música digital e downloads