Ciência

Menina de 14 anos ganha prêmio por descobrir como tornar frango menos cancerígeno

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

As melhores ideias muitas vezes partem de onde menos esperamos. É o caso desta menina que desbancou muitos cientistas quando tinha apenas 14 anos ao descobrir uma forma de tornar o consumo da carne de frango menos cancerígeno.

Lauren Hodge, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, propôs uma solução simples e eficaz: marinar o frango antes de grelhá-lo pode ajudar a diminuir as características que estariam associadas ao aumento no desenvolvimento de câncer.

Enquanto estava na sala de espera de um médico, Lauren leu em uma revista sobre as substâncias cancerígenas encontradas no frango grelhado. No mesmo dia, ao chegar em casa, sua mãe estava fazendo, adivinhem? Frango grelhado para o jantar.

A jovem, que hoje tem 21 anos, aproveitou a oportunidade para desenvolver uma hipótese científica: ela testaria diferentes tipos de marinada e analisaria seu efeito na redução das substâncias cancerígenas. Para a experiência, porções de peito de frango foram marinadas em suco de limão, molho de soja, água salgada, açúcar mascavo e azeite de oliva antes de serem grelhadas.

Cada substância apresentou resultados diferentes. Para marinadas à base de açúcar mascavo, suco de limão e água salgada, foi observada uma diminuição nos compostos cancerígenos encontrados na carne de frango grelhada, chamados de compotos amino-heterocíclicos.

O molho de soja não apresentou alterações nesse sentido, enquanto a marinada feita com azeite de oliva apresentou o potencial de aumentar a quantidade destes compostos.

Confira o relato da menina no vídeo abaixo – o áudio está em inglês, mas é possível ativar a tradução automática das legendas clicando em detalhes > legendas > traduzir automaticamente > português.

A pesquisa de Lauren resultou vencedora do Google Science Fair de 2011, um evento de ciências que reúne projetos de jovens entre 13 e 18 anos ao redor do mundo. São selecionados 15 finalistas para desenvolver uma pesquisa na sede da empresa e, ao final, os resultados são compartilhados publicamente.

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nosso tempo médio de atenção já é menor que de um peixe dourado