Inspiração

Projeto Ponto Firme: detentos criam peças de crochê para SPFW

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O mês de abril tem trazido ansiedade a alguns detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, localizada em Guarulhos (SP). O motivo? As peças de crochê que eles fizeram serão apresentadas em um desfile na abertura da São Paulo Fashion Week, no dia 21.

Eles são alunos do Projeto Ponto Firme, que leva uma alternativa de profissionalização aos detentos. É o fruto de uma parceria entre Igor Rocha, gestor educacional da unidade prisional, e Gustavo Silvestre, estilista e designer-artesão que ministra as aulas.

Participam homens que já se aventuravam com as agulhas, distração comum entre aqueles que querem fazer o tempo passar mais depressa dentro da cadeia, e outros que nunca haviam tido experiências com a costura.

“Acredito que a educação e as artes têm papeis poderosos na transformação pessoal e social e influenciam diretamente na redução da violência”, contou Gustavo à Claudia. Já foram mais de 100 alunos formados no curso, e as turmas de 20 pessoas chegam a precisar de filas de espera.

Ao perceber que os alunos eram dedicados e talentosos o suficiente para desenvolver uma coleção de roupas, Gustavo buscou o espaço para o desfile e intensificou as aulas. Depois do desfile na SPFW, as roupas serão expostas no Memorial da Resistência de São Paulo, vinculado à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fotos: Reprodução/Projeto Ponto Firme

Quer saber mais? Recomendamos a matéria da Vice!


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filhote de dálmata com focinho em formato de coração vira hit no Instagram