Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na ficção científica, eventualmente o tempo se dobra, e elementos do presente e mesmo do futuro se apresentam em um contexto passado: isso é o Steampunk. Trata-se, portanto, de uma espécie de subgênero narrativo passado em uma realidade alternativa, na qual elementos tecnológicos são postos no passado utilizando os recursos que existiam então – como computadores feitos de madeira ou aviões movidos a vapor. Steampunk é, portanto, o futuro do passado – ou no passado. O estilo surgiu nos anos 1980 como não somente uma linha narrativa, mas principalmente uma tendência estética, que ganhou muitos adeptos ao longo dos anos a partir de filmes como Blade Runner, De Volta Para o Futuro III, a anime Steamboy, A Liga Extraordinária e Van Helsing, entre outros, bem como diversos games, inspirados no vestuário e no design do gênero.
A locomotiva voadora do filme “De Volta Para o Futuro III” © reprodução
Uma moto moderna, mas em estilo Steampunk
-Era assim que as pessoas do passado imaginavam que estaríamos vivendo no século 21
O termo é uma derivação de Cyberpunk, mas a vapor – significado traduzido da palavra “steam”, e a inspiração é fruto direto da influência da literatura de ficção científica do século XIX, que justamente buscava vislumbrar o futuro pela lente da modernidade que havia. Autores consagrados como Júlio Verne e suas máquinas e viagens fantásticas, bem como H. G. Wells e Mary Shelley com seu “Frankenstein” servem de base ainda hoje para tal visão e estilo, que reconstrói o futuro de então – e, logo, o presente – a partir dessas engrenagens em materiais como couro, cobre, ferro, cordas e madeira.
Ilustração do submarino Natilus, do livro “20 mil léguas submarinas”, de Julio Verne © Pixabay
-12 invenções que pareciam ser o futuro da tecnologia mas que acabaram ultrapassadas
Clássicos como “A Volta ao Mundo em 80 dias”, “20 mil léguas Submarinas” e “Viagem ao Centro da Terra”, de Verne, bem como “Guerra dos Mundos” de H. G. Wells ou mesmo as aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, se valem justamente de tecnologias futuristas à época para o desenrolar de suas narrativas, ao mesmo tempo prevendo e inventando o futuro. No cinema, além dos filmes já citados, outras obras como “As Aventuras de James West”, “A Liga Extraordinária”, “Rocketeer”, “Sucker Punch – Mundo Surreal”, “Homem de Ferro” e “9 – A Salvação” ajudaram a definir e popularizar o estilo – que, mais do que nunca, ao debater noções de desenvolvimento tecnológico e do uso de materiais e os próprios meios de produção, se confirma como mais atual do que nunca – literalmente.
Um computador steampunk © Wikimedia Commons
Óculos e outros acessórios hoje trazem também o estilo
Passado e futuro se encontram nessa moto steampunk
-Ilustrador brasileiro cria o cybergreste, mistura de Lampião com Blade Runner
Nos livros e filmes, naturalmente o Steampunk surge exagerado e eventualmente caricatural, mas desde a década de 1980 que designers passaram a incorporar essa sobreposição de épocas, tecnologias, materiais e estilos para a vida cotidiana – no desenvolvimento de objetos, peças, joias e estéticas a partir do tema, tornando o Steampunk uma verdadeira tendência fashion e do design. Relógios, bolsas, óculos, roupas e até mesmo motos, teclados de computadores e outros gadgets modernos – porém “vestidos” de passado – se firmaram como uma estética atual porém verdadeiramente atemporal, dobrando o passado sobre o presente para apontar um futuro que só existe a partir de tal dobra – e que, assim, se torna real.
O personagem principal do filme “The Rocketeer” também personifica o estilo
Publicidade
As palavras Curitiba e Carnaval não costumam andar juntas. Não da maneira tradicional, pelo menos. Mas já famosa...
Por quase 20 anos a blogueira estadunidense Miranda Parker tingiu seus cabelos grisalhos, por pensar que era isso que...
Estilo é algo que atravessa gerações, fronteiras, diferenças culturais e sociais, seja onde for, como for, quando...
A Estátua da Liberdade, o Central Park, o Empire State e a 5a Avenida: Nova York é formada por alguns dos mais...
Carrinho de rolimã é aventura? Você precisa conhecer as tradicionais corridas de scooter realizadas pelas tribos de...
Alguns pais levam a missão de criar seus filhos de uma forma leve e divertida bem à sério. É o caso de Rob Lopez,...
O universo da moda e da alta costura também se vê afetado e em dilema sobre a própria dinâmica desse mundo durante...
Quando damos uma olhadinha no Instagram, vemos que todo mundo acorda com o cabelo lindo, come muito bem e ainda por...
São Francisco, na Califórnia, não é apenas o paraíso dos gays, mas uma cidade inovadora e pra lá de alternativa....