Estilo

O estilo Steampunk e a inspiração vinda com ‘De Volta para o Futuro III’

Redação Hypeness - 28/10/2010 | Atualizada em - 17/08/2021

Na ficção científica, eventualmente o tempo se dobra, e elementos do presente e mesmo do futuro se apresentam em um contexto passado: isso é o Steampunk. Trata-se, portanto, de uma espécie de subgênero narrativo passado em uma realidade alternativa, na qual elementos tecnológicos são postos no passado utilizando os recursos que existiam então – como computadores feitos de madeira ou aviões movidos a vapor. Steampunk é, portanto,  o futuro do passado – ou no passado. O estilo surgiu nos anos 1980 como não somente uma linha narrativa, mas principalmente uma tendência estética, que ganhou muitos adeptos ao longo dos anos a partir de filmes como Blade Runner, De Volta Para o Futuro III, a anime Steamboy, A Liga Extraordinária e Van Helsing, entre outros, bem como diversos games, inspirados no vestuário e no design do gênero.

A locomotiva voadora do filme "De Volta Para o Futuro III"

A locomotiva voadora do filme “De Volta Para o Futuro III” © reprodução

Uma moto moderna, mas em estilo Steampunk

Uma moto moderna, mas em estilo Steampunk

-Era assim que as pessoas do passado imaginavam que estaríamos vivendo no século 21

O termo é uma derivação de Cyberpunk, mas a vapor – significado traduzido da palavra “steam”, e a inspiração é fruto direto da influência da literatura de ficção científica do século XIX, que justamente buscava vislumbrar o futuro pela lente da modernidade que havia. Autores consagrados como Júlio Verne e suas máquinas e viagens fantásticas, bem como H. G. Wells e Mary Shelley com seu “Frankenstein” servem de base ainda hoje para tal visão e estilo, que reconstrói o futuro de então – e, logo, o  presente – a partir dessas engrenagens em materiais como couro, cobre, ferro, cordas e madeira.

Ilustração do submarino Natilus, do livro "20 mil léguas submarinas", de Julio Verne

Ilustração do submarino Natilus, do livro “20 mil léguas submarinas”, de Julio Verne © Pixabay

-12 invenções que pareciam ser o futuro da tecnologia mas que acabaram ultrapassadas

Clássicos como “A Volta ao Mundo em 80 dias”, “20 mil léguas Submarinas” e “Viagem ao Centro da Terra”, de Verne, bem como “Guerra dos Mundos” de H. G. Wells ou mesmo as aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, se valem justamente de tecnologias futuristas à época  para o desenrolar de suas narrativas, ao mesmo tempo prevendo e inventando o futuro. No cinema, além dos filmes já citados, outras obras como “As Aventuras de James West”, “A Liga Extraordinária”, “Rocketeer”,  “Sucker Punch – Mundo Surreal”, “Homem de Ferro” e “9 – A Salvação” ajudaram a definir e popularizar o estilo – que, mais do que nunca, ao debater noções de desenvolvimento tecnológico e do uso de materiais e os próprios meios de produção, se confirma como mais atual do que nunca – literalmente.

Um computador steampunk

Um computador steampunk © Wikimedia Commons

óculos steampunk

Óculos e outros acessórios hoje trazem também o estilo

moto steampunk

Passado e futuro se encontram nessa moto steampunk

-Ilustrador brasileiro cria o cybergreste, mistura de Lampião com Blade Runner

Nos livros e filmes, naturalmente  o Steampunk surge exagerado e eventualmente caricatural, mas desde a década de 1980 que designers passaram a incorporar essa sobreposição de épocas, tecnologias, materiais e estilos  para a vida cotidiana – no desenvolvimento de objetos, peças, joias e estéticas a partir do tema, tornando o Steampunk uma verdadeira tendência fashion e do design. Relógios, bolsas, óculos, roupas e até mesmo motos, teclados de computadores e outros gadgets modernos – porém “vestidos” de passado – se firmaram como uma estética atual porém verdadeiramente atemporal, dobrando o passado sobre o presente para apontar um futuro que só existe a partir de tal dobra – e que, assim, se torna real.

O personagem principal do filme "The Rocketeer" também personifica o estilo

O personagem principal do filme “The Rocketeer” também personifica o estilo

 

 

 

 

Publicidade

© Fotos: Reprodução/créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.