Inovação

Você sabe o que está comendo?

por: Redação Hypeness

Sorvete de ovo com bacon, bolhas coloridas de suco de limão, azeite em pó, chocolate em forma de água (incolor mesmo), ravioli de ervilha líquida. Já imaginou comer alguma coisa que não esteja em sua forma original?

A Gastronomia Molecular, criada em 1988 pelo físico Húngaro Nicholas Kurti e o químico francês Hervé, é uma disciplina que combina ciência e culinária. Através de estudos dos fenômenos físicos químicos que ocorrem durante o ato de cozinhar e técnicas inovadoras, é possível criar pratos inusitados que transcendem a relação do paladar x visual.

Como uma nova tendência nos restaurantes e eventos, o cardápio traz uma mistura de sabores, texturas e aromas, que no primeiro momento, podem enganar as sensações de quem está experimentando os pratos.

 

Um destes chefs, o inglês Heston Blumenthal, proprietário do The Fat Duck, constrói cenários que servem como pratos em um programa de TV (não existe mais, mas passava na Fox Life). Um exemplo disso é uma cachoeira onde as pedras, água, terra e plantas são todas feitas de chocolate, nas diversas formas.  Vejam os vídeos abaixo:


Veja como fazer o sorvete de ovo e bacon:


Aprenda como fazer o suco de limão em formato de bolhas coloridas:


E veja como fazer sopa de tomate reconstruída:

Se você se interessou em praticar a gastronomia molecular, aqui estão algumas empresas que oferecem este tipo de curso. Inclusive, pelo site, é possível encontrar receitas e comprar os instrumentos e ingredientes para serem utilizados:

Gastronomy Lab

Cooking Lab

Agora coloque sua imaginação para ferver e experimente!

 

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escola baiana há mais de 20 anos usa meditação para melhorar concentração de alunos