Arte

Conheça 8 artistas que transformam bonecas abandonadas em arte surrealista

por: Vicente Carvalho

Não há como negar que, as bonecas podem ter um lado assustador. Há os que dizem que é um “bebê sem vida que parece ser real” ou ainda “certamente ganhará vida no meio da noite e nos fará mal”. É por isso que as bonecas têm um potencial tão maravilhoso na arte surrealista – elas provocar o equilíbrio perfeito entre o desejo e repulsa. Mas elas também podem desempenhar um papel de grande valor na arte sustentável, uma vez que existem legiões de bonecas se aposentando a partir dos caprichos de crianças que as largam, o que faz com que elas acabem indo para o aterro sanitário. Os artistas que vocês vão conhecer, cujo trabalhos são mostrados abaixo, deram nova vida para a essas bonecas antigas:

1. Hans Bellmer

Ele é a avô da arte com peças de boneca, nascido na Alemanha, (1902 – 1975) utilizava pedaços de manequim antigos para criar seus bonecos cuja provocação erótica desferiu um golpe contra a tirania e autoridade que se desenrolava na Alemanha durante os anos 30. Veja alguns de seus trabalhos:

2. Freya Jobbins

A artista australiana recicla Barbies, seu namorado Ken e qualquer outra boneca-bebê, empregando-os na sua escultura e atribuindo a elas novos significados. “Meu trabalho explora a relação entre fetichismo consumista e da cultura da reciclagem emergente dentro das artes visuais”, diz Jobbins. Leiam mais sobre a artista clicando aqui.

3. Happy Mr Locust

O fotógrafo conhecido no Flickr pelo nickname Happy Mr Locust exibe antigas peças de bonecas de plástico combinado com fio, argila e contas que foram criadas para uma série que ele produziu inspirado em um baralho de cartas.

4. Erika Warren

Artista e colecionadora de quinquilharias, Erika mesclou suas coisas antigas com pedaços de bonecas, o que resultou em novas peças únicas e curiosas.

Outra forma em que Erika Warren coloca bonecas velhas para trabalhar é em joias, onde os membros e cabeças pequenas fazem as vezes de adorno.

5. Jon Beinart

Esse artista multi-faces trabalha com pintura, desenho, publica livros, mas ele é mais conhecido por suas esculturas chamadas Toddlerpede, maravilhosas e assustadoras feitas com bonecas-bebê, que ele consegue através de doações.

6. Margaux Lange

A Designer Margaux Lange entende as características perfeitas das bonecas Barbie e habilmente as incorpora em sua coleção chamada “Plastic Body Series”, que são joias feitas de bonecas recuperadas, prata esterlina aplicada à mão e resinas pigmentadas.

7. Chris Jordan

O trabalho extraordinário do artista-fotográfico Chris Jordan explora o excesso e seus efeitos tristes e comoventes. Em sua série “Running the Numbers“, ele junta 32.000 Barbies – que é igual ao número de cirurgias eletivas de aumento de mama realizadas mensalmente nos EUA (Dados de 2006) – para criar uma imagem em mosaico fascinante que vai no âmago do assunto.

Veja Chris Jordan no TED, no qual ele aborda o tema fotografando excessos:

8. Mark Hogancamp

Nenhuma coleção de bonecas da arte estaria completa sem a menção do mestre do universo de bonecos, Mark Hogancamp. Após sobreviver a um ataque de 5 bandidos que o espancaram e o deixaram à beira da morte e com danos cerebrais, Hogancamp recorreu ao incrível mundo de “Marwencol“, uma escala de 1/6 que ele fez da II Guerra Mundial em seu quintal. Habitada por legiões de GI Joe, Barbie, bonecas e outros objetos variados, o mundo parece estar realmente vivo para o seu criador, bem como muitos dos seus telespectadores. Veja por si mesmo neste trailer para Marwencol, um documentário sobre o homem e seu maravilhoso mundo mágico e místico.

Post by Razões para Acreditar. Fonte: TreeHuger

 

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 23 roles quentes para um fim de semana cheio de arte