Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Sempre falamos aqui no Hypeness de formas inovadoras sobre qualquer assunto. E hoje vamos falar de um homem que, para ajudar seus primos a aprender algumas matérias da escola, passou a usar basicamente seu computador, uma câmera e até o Paint. Começou então a usar o Youtube como meio de transmissão desses “tutoriais”, e está gerando uma revolução na educação, a ponto da Presidente Dilma Rousseff ter o recebido neste mês de janeiro aqui no Brasil – trate-se de Salman Khan.
Formado em matemática, ciências da computação e engenharia elétrica pelo MIT, Khan percebeu que os vídeos eram muito mais interessantes que as aulas que seus primos tinham na escola, pois no vídeo eles podiam dar ‘pause’, voltar ao início ou assistirem quantas vezes quisessem, onde bem entenderem. E em pouco tempo os vídeos, inicialmente destinado aos seus primos, começaram a ter mais acessos, e se mostraram eficazes pra qualquer tipo de aprendizado, como neste comentários de uma mãe: “Meu filho de 12 anos tem autismo, e teve uma péssima experiência com matemática. Nós tentamos de tudo, vimos de tudo, compramos de tudo. Nós esbarramos nos seus vídeos sobre decimais, e ele entendeu. Depois fomos para as temidas frações. De novo, ele entendeu. Nós não podíamos acreditar. Ele está muito entusiasmado”. E não parou por aí, até professores começaram a escrever pra ele, comentando que usavam seus vídeos para ajudá-los nas aulas.
Depois de alguns anos, ele largou seu emprego, e abriu a Khan Academy, e começou a disseminar esse conhecimento ao resto do mundo. Os números impressionam. Veja esse infográfico feito pelo site Porvir, que mostra como funciona as aulas e os incríveis números da Khan Academy:
Com sua própria academia, Khan lidera um movimento de reformulação de salas de aula em todo mundo. Reformular talvez nem seja a melhor palavra para o que ele vem fazendo. O que ele tem feito mesmo é inverter a sala de aula, ou o que em inglês é chamado de flip the classroom. Isso mesmo: ele tem colocado a classe de cabeça para baixo. “Enquanto o mundo requer gente criativa e com alta capacidade inovadora, o modelo vigente reforça a passividade”, criticou Khan.
Enfim movimentos inovadores para a educação começam a aparecer atualmente, como no post que comentamos sobre a escola do Rio sem salas de aula. Vale a pena ver o vídeo que Khan fez para o TEDx no qual conta toda sua trajetória até se transformar em tudo que é a Khan Academy hoje:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=xtV4QUjnBlI”]
Separamos também uma, dentre as milhares de vídeo-aulas, no qual Khan fala sobre a primeira lei de Newton (dublado):
Post by Razões para Acreditar.
Publicidade
Boris, um morador de NY, criou um capacete que te deixa careca em 20 segundos. O aparelho possuí quatro lâminas de...
Você já cansou de ver ações de Free Hugs que acontecem ao redor do mundo. Mas quem você conhece que realmente deu...
Em tempos de comunicadores online como o Twitter, GTalk, Whats App, e outros, as mensagens passaram a ser menos...
A equação para a felicidade profissional costuma ser conseguir transformar o que inicialmente era seu hobby em sua...
O VooMote pode controlar 98% dos aparelhos eletrônicos por meio de um transmissor infravermelho. Ótima sacada para...
Quantos sanduíches você sabe fazer? Será que você conhece algumas variedades bem diferentes do prato mas que são...
Charity Bribes é uma plataforma criada por William Spencer e Chris Baker que pretende juntar boas ações com...
Já pensou descolar na faixa uma viagem pra Londres, pra assistir a grande final da UEFA Champions League que vai rolar...
Quando João Varella, Cecília Arbolave e Thiago Blumenthal criaram a editora Lote 42, apostaram que havia uma...