Inovação

Um ‘cartão de crédito’ que custa U$ 1 e pode detectar HIV em 15 minutos

Vicente Carvalho - 14/02/2013

Em todo o mundo há países que não possuem laboratórios bem equipados, e que, para saber se o paciente está sofrendo de uma doença mortal como o HIV, é preciso muito tempo e esforço.

Pesquisadores da Universidade Columbia apresentaram um instrumento chamado MChip, do tamanho de um cartão de crédito, que funciona usando como com base os microfluidos. O MChip custa apenas U$ 1, e é semelhante a dispositivos de teste de gravidez, que estão atualmente disponíveis no mercado. Uma única gota de sangue é suficiente para detectar o HIV com resultados confiáveis ​​em apenas 15 minutos.

O professor Samuel Sia, que liderou o projeto de micro-chips diz que o verdadeiro desafio está no diagnóstico do HIV. “Muitas pessoas não conseguem obter o tratamento adequado para doenças mortais em fase final. Se elas usarem o MChip para saber sobre alguma doença mortal escondida em seus corpos, isso pode salvar suas vidas”. E completa ainda falando que a ideia era fazer uma grande quantidade de testes de diagnóstico acessíveis aos pacientes em qualquer cenário do mundo, facilitando a vida de muitas pessoas em países em que ter um laboratório médico bem equipado é uma realidade distante.

Abaixo, um vídeo do cientista Samuel Sia (em inglês), falando do processo de pesquisa até chegar ao dispositivo:

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.


X
Próxima notícia Hypeness:
Água do banho reciclável? Conheça a máquina de lavar ecológica