Inovação

10 paraísos da culinária caipira em São Paulo que você precisa conhecer

por: Paulo Moura

Esse friozinho de outono dá aquela vontade de feijão tropeiro, leitão à pururuca, de bolo de fubá, pão de queijo e café de coador, doce de leite… Enfim, comida aquela cara de fazenda.  Mas será que em uma megalópole como São Paulo dá para ‘fingir’ para o estômago – pelo menos para ele – que se está no campo? O Hypeness foi atrás de algumas opções onde é possível matar a vontade, sem ter de pegar a estrada. Confira:

1. Lá da venda

Pão de queijo digno de uma fazenda do interior em São Paulo?! Impossível? Passa no Lá da venda na Vila Madalena e depois me fala… Feito com queijo curado da Serra da Canastra, esse, de fato, entorpece os sentidos! Depois vale dar uma passeada pela lojinha da casa repleta de peças artesanais made in Tiradentes.

minas15

2. Dona Lucinha

Aos domingos e feriados, o restaurante mineiro Dona Lucinha serve um café da manhã dos deuses! Dispostos no buffet: biscoitos, bolinhos de chuva, bolos, empadas e, claro, pão de queijo, entre outros quitutes. Ovos mexidos, mingau de fubá e cuscuz de rapadura com queijo são feitos na hora.

minas1

3. Empório Sagarana

Em uma rua tranquila da Vila Romana localiza-se o Empório Sagarana. Com clima hospitaleiro, os proprietários de Alfenas trazem um pouco de Minas Gerais para os paulistanos. O ambiente conta com mesas rústicas e prateleiras forradas de cachaças e quase 100 rótulos de cervejas, além das compotas de doces. Entre as delícias da cozinha estão o cremoso Bolinho de Mexidinho e o sanduíche de pão de queijo com pernil desfiado.

sagarana3

4. Garimpos do Interior

Também instalado na Vila Romana, o Garimpos do Interior tem uma quintal repleto de plantas e verduras, como a exótica ora-pro-nobis, além de fogão a lenha, panelas de ferro e toda aquela decoração tipicamente caipira.

minas2

Peça uma cachacinha da casa e comece pelos pastéis de angu para depois mergulhar de cabeça na peça de 1,3 kg de porco com a pele pururuca. Para encerrar, passe você mesmo o café em um coador de pano. Daí… é só ir para casa dormir!

minas5

5. Rancho Goiano

Há mais de 40 anos, o restaurante Rancho Goiano é um refúgio em plena região da avenida Paulista que preserva os ares interioranos do centro-oeste brasileiro. Cai bem o empadão goiano, que leva frango desfiado, costelinha de porco, rodelas de linguiça, queijo, ovo e guariroba.

minas4

É bom preparar aquela seleção de clássicos caipiras para pedir aos violeiros. Detalhe: se você não pedir nenhuma música, eles tocarãodo mesmo jeito, portanto vá de ‘panela velha é que faz comida boa’ e entre no clima!

minas6

6. Rancho da Traíra

De ambiente simples e despojado, o Rancho da Traíra é franquia de um restaurante que funciona há mais de 20 anos em Mogi das Cruzes e atrai, sobretudo, o público de origem oriental. O forte da casa é o peixe de água doce que vem em variadas combinações como o curioso sashimi de tilápia e pirarucu. Tem ainda o famoso caldo de piranha, as deliciosas costelinhas de pacu e a especialidade da casa: traíra desossada e frita com tempero cítrico.

minas7

7.  Pizza na Roça

Fundada há quase uma década na cidade de Caconde, no interior do estado, a Pizza na Roça abriu uma filial na capital no ano passado. A sucursal de São Paulo tem fachada que imita uma casa de fazenda e assa uma saborosíssima pizza de pepperoni da roça (salame rústico picante de produção própria mais muzzarella, azeitona e orégano).

Pizza-na-roca

8. Bar da Dona Onça

Localizado no histórico edifício Copan, o Bar da Dona Onça oferece, na minha modesta opinião, a melhor rabada com polenta e agrião de São Paulo. Vai com fé que não tem erro!

rabada

9. Casa Garcia

A placa quase nem aparece. Mas está lá, firme e forte desde 1968. Uma portinha discreta na Rua Luís Coelho, na região do Baixo Augusta, abriga a Casa Garcia. Sanduíches de pastrami e chouriço e um pavê de doce de leite indescritível fazem as honras da casa!

minas11

10. Café no Vidro

Para fechar essa seleção, não poderia faltar o Café no Vidro do Centro com seu velho e bom café coado servido, lógico, em copo americano, acompanhado de broas de fubá. Minas à flor da pele!

minas13

 cafe

E então – conhece algum reduto de comida caipira em SP que achou que merecia estar na lista? Deixe sua sugestão pra gente nos comentários!

 

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tóquio apresenta medalhas olímpicas feitas com material reciclado