Inovação

Vídeo mostra efeitos da água quando passa por diferentes ondas sonoras

09 • 04 • 2013 às 10:21
Atualizada em 09 • 04 • 2013 às 10:23
Jaque_Barbosa
Jaque_Barbosa Poeira Estelar.

O vídeo “Amazing Water & Sound Experiment #2” leva mais de 4 milhões de visualizações no Youtube e está deixando muita gente boquiaberta. Ele mostra um fio de água – correndo de uma mangueira – fazendo curvas em ziguezague ora “parado”, ora em “câmera lenta” ora mesmo andando “de marcha a ré”.

Não é possível enxergar esse efeito a olho nu e ele só acontece porque o criador do experimento usou uma câmera que filma a uma velocidade de 24 fps (fotos por segundo).

Para além da câmera, ele contou com um alto-falante, uma fonte de água, uma mangueira de borracha, um software gerador de som e uma fita adesiva.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=uENITui5_jU&feature=player_detailpage”]

AguaOndaSonora1

AguaOndaSonora2

AguaOndaSonora3

Com a fonte sonora de 24Hz (24 oscilações por segundo), o sistema gera vibrações na água a essa mesma velocidade. Com a câmera filmando também a 24 fps, dá a idéia de que a água está parada.

AguaOndaSonora4

AguaOndaSonora5

AguaOndaSonora6

Passando para 25Hz, a água já oscila um pouquinho mais rápido do que aquilo que a câmera consegue filmar. Aí você nota ligeira diferença de uma “foto” pra outra (a água descendo), mas fica com a sensação de que ela está em câmera lenta.

AguaOndaSonora7

AguaOndaSonora8

Se você reduzir a fonte sonora para 23Hz, a água oscila mais lentamente que a câmera. Conclusão? Fica a sensação de que ela está indo para dentro da mangueira.

AguaOndaSonora9

AguaOndaSonora10

Publicidade

Canais Especiais Hypeness