Arte

Ela recria rostos com DNA encontrado em bitucas de cigarro e chicletes

13 • 05 • 2013 às 09:58
Atualizada em 13 • 05 • 2013 às 11:36
Jaque_Barbosa
Jaque_Barbosa Poeira Estelar.

Acredite se puder: Heather Dewey-Hagborg é uma artista americana para quem uma simples ponta de cigarro ou um velho chiclete achadas no chão podem acabar em arte. Partindo do DNA de objetos jogados fora, ela recria o rosto das pessoas em 3D.

Heather extrai o DNA e estuda determinadas regiões do genoma que variam conforme a pessoa. Daí ela envia os resultados para um laboratório e recebe de volta as sequências de nucleotídeos que compõem o DNA. A artista coloca toda essa informação em um programa de computador personalizado para parametrizar um modelo 3D de um rosto que caraterize essas sequências.

Heather ainda está estudando algumas caraterísticas e por isso os rostos não são totalmente fiéis: “eles têm traços semelhantes”, diz a artista, “mas vão parecer mais um possível primo do que uma imagem viva da pessoa em si”. A série Stranger Visions é, no entanto, uma forma de dar vida ao lixo jogado no chão.

StrangerVisions1

StrangerVisions2

StrangerVisions3

StrangerVisions4

StrangerVisions5

StrangerVisions6
A artista com seu auto-retrato.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness