Inovação

Bibliocicleta – a bicicleta que leva livros para comunidades carentes

por: Eme Viegas

Augusto Leal juntou bicicleta e livros para criar a Bibliocicleta, uma bike adaptada com suporte de carga, que leva a leitura, gratuitamente, a comunidades com baixo acesso a livros e cultura. Crianças e adolescentes de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, ganharam um novo apoio, que pode ser replicado  em outros lugares.

Até agora eu não vi comprovação nenhuma dessa história de que brasileiro não gosta de ler. Eu acho que falta o livre acesso ao livro. O cara ganhar um salário mínimo para manter uma família e ainda comprar um livro de 40, 50 reais, é muito caro”. Quem o diz é Augusto Leal, estudante de Design da UFBA na altura em que decidiu criar a Bibliocicleta.

Depois de montar uma biblioteca comunitária com um grupo de amigos, Augusto teve que devolver ao dono o imóvel que ocupavam. O que fazer aos livros arrecadados era a pergunta. Depois de pesquisar bibliotecas itinerantes com ônibus, caminhões ou até animais (na Venezuela tem uma Bibliomula), Augusto quis algo de baixo custo e replicável em lugares desfavorecidos. Surgiu a Bibliocicleta, que vive das doações de livros, que são oferecidos aos jovens leitores, e que já arrecadou prémios.

A cada escola, praça, parque ou outro local público com adolescentes por onde passa a biblioteca itinerante, uma nova experiência. Diz Augusto: “é possível construir o mundo que a gente quer”. Veja toda a história no vídeo feito pelo Imagina na Copa.

Bibliocicleta1

Bibliocicleta2

Bibliocicleta3

Bibliocicleta4

Bibliocicleta5

Bibliocicleta6

Bibliocicleta7

Bibliocicleta8

Bibliocicleta9

Bibliocicleta10

Em 2010, o projeto representou a Bahia na Mostra Novíssimos da III Bienal Brasileira do Design e, no ano seguinte, ficou entre os trezentos finalistas do IF Concept Award. Ainda em 2011, a Bibliocicleta recebeu o prêmio de Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante cria produto que remove agrotóxicos dos alimentos e chama atenção no mercado