Design

Eles usam raízes de árvores pra cultivar pontes naturais que duram até 500 anos

14 • 05 • 2013 às 09:30
Atualizada em 28 • 05 • 2013 às 10:36
Jaque_Barbosa
Jaque_Barbosa Poeira Estelar.

É um belíssimo exemplo de arquitetura sustentável e de como o homem pode conviver em paz com a natureza, mesmo quando ela mostra sua força. Meghalaya, na Índia, é um lugar frequentemente assolado por chuvas torrenciais, que chegam aos 15 metros por ano. Por isso os habitantes decidiram que em vez de construir pontes, iriam cultivá-las.

São pontes vivas e que se fortalecem ao longo dos anos. O processo é feito recorrendo às raízes da Ficus Elastica, uma espécie de figueira, que os habitantes fazem crescer entre as margens dos rios. Como elas estão vivas, vão ficando maiores, cada vez mais fortes e seguras, chegando a suportar mais de 50 pessoas. A região é uma das mais úmidas do mundo e é conhecida pelos seus rios e córregos de fluxo rápido, que com as fortes chuvas, são capazes de destruir uma ponte convencional.

O processo de criação dessas verdadeiras obras de arte naturais é passado de geração em geração, como você pode verno vídeo abaixo. Uma ponte pode demorar entre 10 a 15 anos a ficar totalmente funcional. Depois disso, algumas duram mais de 500 anos.

LivingBridges1
Imagem via

LivingBridges2
Imagem via

LivingBridges3
Imagem por Arshiya Bose

LivingBridges4
Imagem por Arshiya Bose

LivingBridges5
Imagem via

LivingBridges6
Imagem via

LivingBridges7
Imagem via

LivingBridges8
Imagem via

LivingBridges10
Imagem por Arshiya Bose

Publicidade

Canais Especiais Hypeness