Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Tudo começou com uma imagem que deixou Pieter Hugo impressionado: um grupo de homens, em Lagos, Nigéria, seguia pelas ruas com uma hiena pela mão, como se fosse de estimação. O fotógrafo seguiu-lhes o rasto e criou a dura e petrificante série The Hyena & Other Men.
A imagem que deixou Hugo impressionado saiu num jornal sul-africano e descrevia os homens como ladrões e vendedores de droga. O fotógrafo foi encontrá-los numa favela na periferia de Abuja e descobriu que eles vivem afinal das performances que fazem nas ruas com os animais, entretendo as multidões e vendendo medicamentos naturais. São chamados de Gadawan Kura, espécie de “guias de hiena”.
“The Hyena & Other Men” capta todo o grupo, de alguns homens e uma menina, 3 hienas, 4 macacos e várias pítons (eles têm permissão do governo para manter os animais). O fotógrafo explora a relação entre urbano e selvagem, mas principalmente a tensão vivida entre homens, animais e natureza. Num relato curioso, ele conta que as expressões que mais anotou no seu bloco foram “dominação”, “co-dependência” e “submissão”. A relação do grupo com as hienas era tanto de afeto, como de dominância.
Você pode ler mais sobre a história, e ver todas as fotos aqui. Pieter Hugo, depois de receber vários comentários acerca do bem-estar dos animais, ou mesmo de organizações tentando intervir, deixa um alerta: por que não pensamos antes nos motivos que levam estas pessoas a ter de capturar animais selvagens para sobreviver? Por que são economicamente marginalizados? Como pode isto acontecer num país, a Nigéria, que o sexto maior exportador de petróleo do mundo? Ou ainda – será que a relação dessas pessoas com esses animais é muito diferente das que estabelecemos com nossos pets – como o caso de pessoas que criam cachorros em apartamentos, por exemplo?
todas as imagens por Pieter Hugo
ps: O Hypeness reforça a ideia de que não é a favor da criação de animais selvagens em cativeiro e de nenhum tipo de maus tratos direcionados a outros seres vivos. O post veio apenas documentar mais um projeto fotográfico que retrata a diversidade de culturas e suas peculiaridades, como já fizemos com tantos outros.
Publicidade
Ser mãe é algo especial, não importa a espécie. E se as humanas merecem ensaio fotográfico para registrar o...
Gabriel Ivan nasceu no Porto Velho, Rondônia, e achava que a sua vida profissional passaria pela educação física,...
A fronteira entre o que deve se manter íntimo e reservado e o que deve ser compartilhado com todos cada vez mais se...
O fotógrafo armênio Suren Manvelyan fez uma série de cliques de olhos de animais. O resultado é...
A série “Desmistificação do trabalho voluntário”, da fotógrafa brasileira Karina Setani, é um convite para...
Famoso pelas calorosas recepções, pela juventude descolada e por um bom número de cidades grandes, somado a um...
A organização sem fins lucrativos The March of Dimes que beneficia bebês nascidos prematuramente, pediu aos...
Estas maravilhosas imagens aéreas de Xangai, maior cidade da China, foram feitas pelo diretor de desing Mark...
Já falamos aqui no Hypeness do gato mais zen do mundo que virou sucesso na internet, e não poderíamos mostrar um...