Fotografia

Série fotográfica impressionante mostra homens que domesticam hienas

por: Jaque_Barbosa

Publicidade Anuncie

Tudo começou com uma imagem que deixou Pieter Hugo impressionado: um grupo de homens, em Lagos, Nigéria, seguia pelas ruas com uma hiena pela mão, como se fosse de estimação. O fotógrafo seguiu-lhes o rasto e criou a dura e petrificante série The Hyena & Other Men.

A imagem que deixou Hugo impressionado saiu num jornal sul-africano e descrevia os homens como ladrões e vendedores de droga. O fotógrafo foi encontrá-los numa favela na periferia de Abuja e descobriu que eles vivem afinal das performances que fazem nas ruas com os animais, entretendo as multidões e vendendo medicamentos naturais. São chamados de Gadawan Kura, espécie de “guias de hiena”.

The Hyena & Other Men” capta todo o grupo, de alguns homens e uma menina, 3 hienas, 4 macacos e várias pítons (eles têm permissão do governo para manter os animais). O fotógrafo explora a relação entre urbano e selvagem, mas principalmente a tensão vivida entre homens, animais e natureza. Num relato curioso, ele conta que as expressões que mais anotou no seu bloco foram “dominação”, “co-dependência” e “submissão”. A relação do grupo com as hienas era tanto de afeto, como de dominância.

Hyena&OtherMen1

Hyena&OtherMen2

Hyena&OtherMen3

Hyena&OtherMen4

Hyena&OtherMen5

Hyena&OtherMen6

Hyena&OtherMen7

Hyena&OtherMen8

Hyena&OtherMen9

Hyena&OtherMen10

Hyena&OtherMen11

Você pode ler mais sobre a história, e ver todas as fotos aqui. Pieter Hugo, depois de receber vários comentários acerca do bem-estar dos animais, ou mesmo de organizações tentando intervir, deixa um alerta: por que não pensamos antes nos motivos que levam estas pessoas a ter de capturar animais selvagens para sobreviver? Por que são economicamente marginalizados? Como pode isto acontecer num país, a Nigéria, que o sexto maior exportador de petróleo do mundo? Ou ainda – será que a relação dessas pessoas com esses animais é muito diferente das que estabelecemos com nossos pets – como o caso de pessoas que criam cachorros em apartamentos, por exemplo?

todas as imagens por Pieter Hugo

ps: O Hypeness reforça a ideia de que não é a favor da criação de animais selvagens em cativeiro e de nenhum tipo de maus tratos direcionados a outros seres vivos. O post veio apenas documentar mais um projeto fotográfico que retrata a diversidade de culturas e suas peculiaridades, como já fizemos com tantos outros.

Publicidade Anuncie


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
De tirar o fôlego! Você pode ajudar a escolher a melhor fotografia de 2018