Sustentabilidade

10 programas imperdíveis da Virada Sustentável que rola essa semana em SP

por: Jaque_Barbosa

Viver a vida de forma mais sustentável não significa somente separar o lixo ou ter uma composteira em casa. Escolher levar uma vida mais sustentável significa olhar para o planeta com mais consciência, e viver uma vida mais integrada a ele, afinal, somos mesmo todos um. Por isso um evento como a Virada Sustentável é tão importante nos dias de hoje, nos quais consumo e a destruição da natureza antigem níveis exorbitantes. Principalmente em grandes cidades como São Paulo, o evento tem potencial de despertar o olhar das pessoas pra alternativas inteligentes e simples, que só vão beneficiar a todos e ao planeta. Não é porque estamos falando de sustentabilidade que isso precisa significar ações eco-chatas – há muita coisa legal pra ser descoberta nesse terreno.

A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo, e vê-la como algo alegre e divertido. O evento que acontece de 05 a 09 de junho de 2013, em SP, reúne atrações (música, teatro, dança, instalações, exposições) que têm a sustentabilidade e seus diferentes temas (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana etc) como conteúdo principal.

Como vai ter muita coisa rolando, fomos atrás do que de mais imperdível vai rolar nessa edicão do evento, confira:

1. Piquenique na Rua Augusta

virada1

O piquenique é um dos eventos mais tradicionais da Virada Sustentável, e consiste em retomar um hábito que muitas vezes perde força nas grandes cidades: curtir o dia ao ar livre, num piquenique com quitutes, boa música, confraternização e protesto, organizada pelo Comitê Aliados do Parque Augusta e pela Sociedade de Amigos e Moradores dos bairros de Cerqueira César e Consolação (SAMORCC).

Vai lá: Domingo, 09/06, a partir das 12h, na Rua Augusta, SP.

2. EcoGrafite

Grafiteiros e artistas plásticos farão um grande painel de tecido de 6,0 x 4,0 metros usando técnicas de grafite e stencil com tintas e pigmentos naturais como urucum, cúrcuma, casca de cebola, terra etc.

Vai lá: Sábado, 08/06, as 14h, no Parque Villa – Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros (Local: área das pipas)

3. Oficina de Bombinhas de Sementes “Seed Bombs”

virada2

Oficina de confecção de bolinhas de argilha e terra ou papel reciclado com sementes para que, quando secos, possam ser atirados em terrenos baldios, praças abandonadas e canteiros esquecidos para que se tornem áreas verdes. Essa oficina é baseada no movimento de “guerrilha verde”.

Vai lá: Domingo, 09/06, às 14h, no Parque Villa – Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros. SP.

4. Festival de Jogos de Tabuleiro Sustentáveis

Ocupando todo o andar térreo da Ludus Luderia, o festival reúne alguns dos melhores jogos de tabuleiro do mundo relacionados aos temas da sustentabilidade, como Jogo da Carta da Terra, Mundo Sustentável, Climate Game, Via Nono, entre outros. A lotação é de 100 lugares e os participantes podem trocar de jogos e de mesas.

Vai lá: Quinta (06/06) e sexta (07/06), das 18h às 24h; dom (09/06), das 12h às 22h – Ludus Luderia – Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista – SP.

5. Feiras de Produtos Orgânicos e café da manhã orgânico

virada5

A feira é um espaço destinado à venda de produtos sem agrotóxicos/adubação química. Lá também vai rolar um delicioso café da manhã orgânico.

Vai lá: Sábado e domingo, das 7h às 12h – Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 (Local: Barracão)

6. Oficina de Alimentação Viva

Por meio de uma oficina de Alimentação Viva, a Casa da Sabedoria pretende propor a reflexão sobre a importância do cuidado da alimentação para a nossa saúde. O mais legal é que lá você vai aprender a preparar diversas receitas rápidas e fáceis.

Vai lá: Sábado, 08/06, das 11h às 13h – Parque da Juventude – Av. Gen. Ataliba Leonel, 500 – Santana – SP (Sala 1)

7. Pizzarau da Virada Sustentável

virada3

O Pizzarau é um evento tradicional das sextas-feiras de noite na Casa Jaya, que oferece Pizzada Vegana com programação cultural. Além de se deliciar com as pizzas, você pode conferir a exibição do filme “Muito Além do Peso” (do qual inclusive já falamos aqui no Hypeness) e de outros.

Vai lá: Sexta, das 18h às 22h – Casa Jaya – Rua Capote Valente, 305 – Jardim Paulista – SP.

8. Exposição Natureza Viva

virada8

imagem via

O artista e cenógrafo Silvio Galvão desenvolveu uma floresta tridimensional em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A instalação é hiper-realista: ao abraçar a árvore, por exemplo, você pode ouvir o canto de algumas aves em plena Avenida Paulista.

Vai lá: Segunda a sábado (05/06 até 20/10), das 7h às 23h; dom e feriados das 10h às 23h – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – São Paulo

9. Mercado Verde Mix – Sonho de Consumo

virada9

Com proposta de promover produtos sustentáveis, acessíveis e solidários feitos por pequenos produtores, o Catraca Livre e o Mundo Mix lançam a plataforma online Sonho de Consumo pelo evento Mercado Verde Mix, no próximo sábado, 8, dentro da programação oficial da Virada Sustentável. A entrada é gratuita.

Vai lá: Sáb 08/06 às 10h00, Centro Cultural Rio Verde, R. Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena

10. Passeio Ciclístico pelo centro histórico de São Paulo

virada7

Promovida pelo WWF- Brasil e coordenada pelo Vá de Bike, vai rolar uma pedalada na manhã no domingo, saindo do Vale do Anhangabaú e percorrendo o centro histórico de São Paulo.

Vai lá: Domingo (09/06), das 8h às 10h30, Parque do Anhangabaú, s/n – Centro – São Paulo 

Para mais informações, acesse o site da Virada Sustentável.

(as imagens são meramente ilustrativas e não representam necessariamente outras edições do evento)

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inventaram uma cápsula de café biodegradável que pode ser compostada