Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Stelarc, codinome do cipriota de nascença Stelios Arcadiou, utiliza o próprio corpo como plataforma para os seus trabalhos, que mesclam instrumentos médicos, próteses, biotecnologia, elementos de robótica, sistemas de realidade virtual e internet. A maioria de suas peças está centrada em torno do conceito de que o corpo humano é obsoleto.
O artista, que se tornou professor honorário de arte e robótica na Carnegie Mellon University, em Pittsurgh, nos Estados Unidos, já suspendeu seu corpo por cabos de aço, amplificou ondas cerebrais, operou uma terceira mão robotizada, filmou seus pulmões e estômago e chegou a implantar uma orelha no próprio braço.
Stelarc propõe um completo redesign do corpo humano, que para ele apresenta problemas básicos de engenharia causadores de envelhecimento e falência. Durante suas performances com o corpo quase desnudo ligado a eletrodos, cabos, próteses robóticas e conectado à Internet, o artista torna-se um verdadeiro cyborg. Sua arte antecipa de forma contundente suas ideias de um corpo obsoleto, que deve buscar hibridizar-se com máquinas. “O corpo não necessita mais ser ‘reparado’, pode simplesmente ter partes substituídas”.
STELARC – STRP BIENNALE 2013 from STRP Biennial on Vimeo
Para ele, mais importante do que a liberdade da informação é a “liberdade da forma”, “liberdade de transformar o seu corpo.” Conheça algumas de suas obras mais impressionantes:
1. Fractal Flesh
Ele desenvolveu um tela de toque conectada a um sistema de excitação muscular que possibilitava acesso e interação remota com interatores no ciberespaço, que participavam da coreografia de sua performance.
2. Exoeskeleton
Uma máquina pneumática de seis pernas, que lhe permitia andar por meio de movimentos de seus braços.
3. Extended Arm
Prótese robótica com onze graus de liberdade que estende enormemente a força do braço.
4. The Prosthetic Head
Um agente computacional interativo sociável baseado em inteligência artificial, que fala às pessoas que o interrogam.
5. The Extra Ear
Muito provavelmente o projeto mais polêmico de Stelarc, consistiu na criação de uma orelha orgânica com uma leve estrutura cartilaginosa a partir da sua própria genética, implantada em seu braço. É importante salientar que a orelha tem o mesmo design de uma orelha humana, mas uma função diversa: a ideia é agregar um pequeno microfone conectado diretamente à Internet via wireless, cujo propósito seria transmitir os sons ambientes remotamente. “Esse projeto é sobre a replicação da estrutura corporal, realocando-a e recriando-a para funções alternativas. Por exemplo, alguém em Veneza poderá ouvir o que minha orelha está ouvindo em Melbourne”.
Publicidade
A Timberland criou uma linha de tênis especiais para acampar. Os tênis são leves, com sola de borracha reciclada,...
Inspirado em uma história em quadrinhos, o chess boxing é um desafio para o corpo e para a mente. A mistura inusitada...
Você já ouviu falar de Serra Leoa. E, muito provavelmente, não pelos motivos mais inspiradores. Talvez tenha ouvido...
A fornecedora de materiais esportivos da seleção afegã de futebol, a empresa dinamarquesa Hummel, desenvolveu novos...
Para os problemas mais comuns e ancestrais, as soluções mais engenhosas e simples: provavelmente toda e qualquer casa...
Duas coisas que a gente ama finalmente estão juntas: fritas + guacamole! ♥ A novidade foi anunciada pelo...
Cykno é o nome desta estilosa bicicleta elétrica, que mescla a mais inovadora tecnologia com um estilo retro...
Não é preciso ser um experiente cientista ou um velho inventor para criar algo que possa impactar positivamente e...
Essa idéia me surpreendeu, isso é coisa de gênio. Desenvolvido pelos designers Hwang Jin Wook, Jeon You Ho, Han Kuk...