Arte

Documentário premiado traz visão de artistas sobre a arte urbana de SP

Jaque_Barbosa - 11/06/2013 | Atualizada em - 24/06/2013

Todo mundo conhece o gosto do Hypeness pela arte urbana e o documentário inédito “Graffiti Fine Art” é um ótimo motivo para discuti-la. Rodado em 2010, durante a 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, ele coloca os artistas debatendo temas essenciais: o que é afinal graffiti? Tudo o que é feito na rua? Então quando um graffiti vai para um museu ou galeria deixa de o ser?

O documentário (premiado em vários festivais) é do nova iorquino Jared Levy, que já vinha prestando atenção à cena da street art brasileira: “enquanto o Brasil é conhecido por suas praias, futebol e mulheres bonitas, o graffiti foi a primeira coisa que me chamou atenção no país. Esse documentário é a minha oportunidade formal de dizer algo e entrar dentro dessa discussão”.

65 artistas nacionais e internacionais, oriundos de 13 países, estiveram no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), durante a Bienal, passando a arte das ruas para dentro de uma galeria. Foi nessa altura que Levy os encontrou e perguntou: quando tiramos o graffiti do espaço urbano, ele continua sendo graffiti? O documentário traz a visão de artistas nacionais e internacionais sobre o cenário atual da arte urbana em São Paulo, e sobre o movimento de transição do graffiti para dentro das galerias de arte. Vale a pena conferir o documentário que pode ser visto online na íntegra:

Graffiti Fine Art from Jared Levy on Vimeo

GraffitiFineArt1

“Graffiti é parte do que faz da cidade um organismo vivo”.

GraffitiFineArt2

“Uma cidade sem graffiti é oprimida… muito controlada”.

GraffitiFineArt3

“Sem arte… sem vida”.

GraffitiFineArt4

“Eu penso que isso é graffiti… ter essa liberdade”.

GraffitiFineArt5

“Para mim é uma necessidade”

GraffitiFineArt6

“Para mim é basicamente tudo: é viver, é fazer, é acontecer”.

GraffitiFineArt7

“Para mim ‘o que é o graffiti?’ é confuso”.

GraffitiFineArt8

GraffitiFineArt9

GraffitiFineArt10

Acompanhe a página do projeto e a fanpage.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Rapper indígena Kandu Puri lança EP com músicas no idioma puri e em português