Inovação

Google usa balões com Wi-Fi paralevar internet para lugares sem conexão

por: Jaque_Barbosa

Se para muitos a Internet é coisa banal, em várias regiões do planeta ela não passa de miragem. O Google quer mudar essa realidade e para isso teve uma ideia inovadora: levar balões de gás hélio, equipados com antenas Wi-Fi, a lugares sem conexão à rede.

Estima-se que, ao contrário do que possa pensar, dois terços da população mundial não tenha acesso à Internet. O projeto desenvolvido no Google X Lab, em Silicon Valley, na Califórnia, Estados Unidos, leva o nome de Project Loon e coloca balões com antenas Wi-Fi pairando sobre lugares remotos. Os balões terão capacidade para voar durante 100 dias, a uma altitude superior à dos aviões.

Segundo os responsáveis, eles estão equipados para suportar as altas pressões e incluem paraquedas que permitem controlar a altitude e procurar ventos favoráveis. O melhor de tudo é a garantia de que a velocidade de conexão é equiparável à Internet 3G. O objetivo final é, claro, levar a web ao mundo inteiro. Veja os vídeos e entenda toda essa tecnologia:

O Google realizou um teste em Geraldine, uma pequena comunidade rural no interior da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Confira as fotos:

GoogleProjectLoon1

GoogleProjectLoon10

GoogleProjectLoon2

GoogleProjectLoon3

GoogleProjectLoon4

GoogleProjectLoon5

GoogleProjectLoon6

GoogleProjectLoon7

GoogleProjectLoon8

GoogleProjectLoon9

Imagem de topo via; todas as outras imagens via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Virada online debate economia e gestão e aponta os caminhos do futuro