Fotografia

A verdade por trás das fotos de transformação no estilo “antes e depois”

Jaque_Barbosa - 31/07/2013 | Atualizada em - 02/09/2013

O marketing tem hoje um potencial que, aliado às novas tecnologias, é capaz de influenciar a opinião das pessoas em relação aos mais variados temas. Hoje focamos um em particular: o mundo do fitness e as suas mirabolantes transformações.

A história é contada na primeira pessoa por Andrew Dixon, um personal trainer certificado, que garante conhecer pessoas que conseguiram resultados incríveis – como perder peso ou aumentar a massa muscular – em pouco tempo. Mas a revolta dele é contra os resultados manipulados por Photoshop ou outras técnicas fotográficas nas famosas imagens do ‘antes e depois’.

Então ele decidiu fazer um teste: pesando cerca de 83 quilos e com 16 por cento de gordura corporal, Dixon estava se sentindo particularmente pesado naquele dia e então pediu à namorada que o fotografasse. Imediatamente depois, ele raspou o cabelo, cortou a barba e aparou os pelos do peito. Aí encolheu um pouco a barriga, apertou os abdominais, fez umas flexões, mexeu na iluminação do quarto e… tirou nova foto, menos de uma hora depois da primeira. Veja a diferença:

DixonTransformation1

Mesmo não sendo fisiculturista, ele tinha massa muscular suficiente pra criar ilusão. Mas não satisfeito, há umas semanas, Dixon criou uma série fotográfica ainda mais enganadora – o objetivo era dar a ideia de ter feito melhorias progressivas ao longo de meses de dieta e esforço físico. Ele tem cerca de 90 quilos e 19 por cento de gordura corporal.

DixonTransformation2

Tudo isto pra dizer o quê? Não vá em exageradas, ou mesmo falsas, promessas, “não tente parecer com alguém que você vê em uma foto de transformação”. Aliás, Dixon garante que fazer cardio interminável e dietas loucas, mesmo que faça baixar o peso no imediato, é o primeiro passo pra engordar a longo prazo. O imediato é temporário. O progressivo fica pra sempre.

“Se concentre em uma vida de alimentação saudável, níveis de estresse bem manejados, sono de qualidade e bastante atividade”. Não se culpe por comer alguma coisa engordativa, coma-o e aproveite-o até ao fim. “Não perca mais energia tentando competir com todos os outros”.

*Matéria originalmente publicada no Huffington Post.

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