Inovação

Botânico viaja pelo mundo construindo jardins verticais em diversas cidades

por: Jaque_Barbosa

São ideias e ações como a de Patrick Blanc que nos fazem repensar a forma como nos organizamos e vivemos, especialmente na cidade. O projeto revolucionário deste botânico francês consiste em implementar vegetação em fachadas e paredes de vários edifícios espalhados pelo mundo, criando jardins verticais que alteram a paisagem e a relação entre pessoas e natureza.

Diz Blanc: “Atualmente, 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades e não têm mais contato com a natureza. (…) Estamos numa época em que todos estão alarmistas, com razão, com a questão do desmatamento, e o excesso de gás carbônico, do aquecimento global. Então eu acredito que é muito importante ter uma imagem positiva da convivência do homem com a natureza nas cidades”.

Le Mur Végétal, o projeto de jardins verticais de Blanc, utiliza um sistema que, depois de instalado, não obriga a grande manutenção. A estrutura é coberta com um feltro especial, em que as plantas são fixadas, que é irrigado com fertilizantes, impedindo as raízes de crescer demais. As plantas são cuidadosamente escolhidas, visto que se devem ambientar às condições do local.

Como pode ver nas fotos abaixo, os jardins verticais podem ser instalados tanto no exterior, nas várias cidades do mundo por onde Blanc passa, como no interior dos edifícios.

1VerticalGarden_Madrid

Madrid

2VerticalGarden_Singapore

Cingapura

3VerticalGarden_Bahrain

Bahrain

4VerticalGarden_Paris

Paris

5VerticalGarden_SãoPaulo

São Paulo

6VerticalGarden_Lisboa

Lisboa

7VerticalGarden_MuseuParis

Musée du quai Branly, Paris

8VerticalGarden_Berlim

Berlim

9VerticalGarden_SanFrancisco

San Francisco

10VerticalGarden_Sydney

Sydney

11VerticalGarden_HongKong

Hong Kong

12VerticalGarden_RiodeJaneiro

Rio de Janeiro

Todas o site de Patrick Blanc é um regalo pra vista. Lá terá acesso a um mapa atualizado com todos os projetos do botânico francês, incluindo os processos de construção dos jardins.

via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Noivas deslumbrantes que dispensaram os vestidos brancos – ou mesmo qualquer vestido – para seus casamentos