Inovação

Designers criam sistema que troca restos de comida por alimentos novos

por: Jaque_Barbosa

Tem aumentado a consciência sobre a importância de aproveitar recursos, mas ainda é difícil fazer com que as famílias adiram, por exemplo, à compostagem – especialmente as mais carenciadas, que têm de se preocupar com a entrada de comida e não tanto com a saída. Dois estudantes de design decidiram inverter a situação e juntar o útil ao agradável.

Eles tiveram a ideia em sua cidade natal, Nova York, onde encontraram pessoas jogando lixo pela janela. Independente da falta de educação, o que eles viram ali foi desperdício de material biodegradável. Aly Blenkin e Luke Keller criaram então o Hello Compost, com o objetivo de mudar hábitos e de beneficiar a comunidade.

Como? As famílias guardam seus resíduos em sacos com isolamento de odor, que podem colocar no freezer. Depois esses sacos vão para o Project EATS, uma instituição de agricultura orgânica urbana sem fins lucrativos, que pesa os sacos e gera créditos para as famílias. Os créditos são depois trocados por alimentos frescos, produzidos localmente.

HelloCompost1

Como se a ideia não fosse já genial, os criadores tornaram tudo ainda mais atrativo: os sacos são bem bonitos e coloridos, deixando de lado a ideia de lixo e saco preto. Além disso, o Project EATS utiliza um aplicativo para iPad, que rastreia o processo e o transforma em uma espécie de jogo ou competição, espicaçando ainda mais a participação.

HelloCompost2

HelloCompost3

HelloCompost4

HelloCompost5

HelloCompost6

HelloCompost7

HelloCompost8

HelloCompost9

HelloCompost10

HelloCompost11

HelloCompost12

Então temos: pessoas aproveitando seus resíduos orgânicos (só em Nova York isso representa 35% do lixo produzido), que pode ser usado como adubo; famílias se alimentando melhor e poupando dinheiro; agricultores locais ganhando também com o processo. Uma ideia que vale ouro!

via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Black Friday tem vinhos com até 60% de desconto; veja rótulos