Design

Intervenção artística inspirada em teias de aranha leva visitantes pras alturas

por: Eme Viegas

Tomás Saraceno é conhecido pela ousadia de suas obras, mas a que lançou no museu Staendehaus K21, em Düsseldorf, Alemanha, estará entre as primeiras da lista. O artista criou uma  instalação, semelhante a uma teia de aranha, suspensa 20 metros acima do largo principal do museu.

Intitulada de In Orbit, esta peça interativa gigante pode ser acessada de várias partes do museu e está dividida em três níveis de rede distintos, com bolas PVC de 8,5 metros de diâmetro para separá-los. A paisagem no centro do museu se altera completamente.

O mais curioso é que quando as pessoas entram na instalação, a tensão dos fios de aço vai-se alterando também, bem como os três intervalos de rede, o que significa que os visitantes têm de coordenar as suas ações dentro do espaço, entendendo-o por meio de vibração. Saraceno diz mesmo que esta é uma espécie de nova forma híbrida de comunicação.

Veja a instalação In Orbit no Staendehaus K21, em Dusseldorf, na qual o artista trabalhou por três anos, que incluiu consultando arquitetos, engenheiros e… aracnólogos – esses mesmo, que estudam aranhas.

Orbit1(2)

Orbit2(2)

Orbit4(2)

Orbit9(2)

Orbit_(2)

Orbit15(2)

InOrbit6

InOrbit7

Orbit10(2)

No site do artista tem mais fotos desta incrível obra.

todas as imagens @ K21 Staendehaus via

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Perfil hilário reúne o pior do design de interiores de todos os tempos