Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não podia ser mais seguro e, ao mesmo tempo, bem prático: imagine chegar a uma loja e poder pagar sem usar dinheiro, cartão de crédito ou celular, mas apenas o seu rosto. A start-up finlandesa Uniqul utiliza um software de reconhecimento facial para permitir isso mesmo aos clientes.
“Imagine ir até à loja e a sua carteira já estar lá”. Essa é a frase de abertura do vídeo promocional da Uniqul, que pretende criar um sistema de pagamento inovador, em que o cliente confirma a compra se aproximando do caixa e mostrando o rosto, associado à base de dados da empresa.
A ideia é criar “o sistema de pagamento mais rápido do mundo”, levando cerca de 5 segundos para todo o processo – o tempo que você precisaria para simplesmente tirar a carteira do bolso. Depois da máquina reconhecer o rosto, o cliente só precisa apertar o botão “Ok”. Com isso, não precisa lembrar de carteira, smartphone ou dinheiro pra ir até à loja mais próxima. Confira a explicação no vídeo:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=xDO4hdfY11U”]
O problema é que o sistema funciona com um tablet Uniqul nas lojas que requer um investimento inicial elevado – também o cliente tem de pagar uma taxa de assinatura mensal à Uniqul para poder usar o serviço.
A Uniqul não é a única empresa investindo neste mercado e, em breve, ideias como essa podem se tornar realidade em alguns lugares. Mas será que o tempo que ganhamos compensa o investimento e o fato de termos nosso rosto na base de dados de uma empresa? Valerá a pena andar sempre correndo e esbarrar na questão de direitos como a privacidade?
Publicidade
Há 9 anos, quando parei de comer carne, era um sofrimento querer opções gordurosas. Junk food pesadona e fartura...
Imagine carregar seu iPad, iPhone ou iPod com a energia solar. Com 8 watts de potência, o Spark faz isso produzindo...
A fim de oferecer suporte e conhecimento em um momento tão complexo quanto o da atual pandemia – no qual estudos e...
Se já não bastasse não possuirmos transporte público de qualidade no Brasil, existem os famosos DJs de ônibus, que...
Inovação e criatividade não devem ser apenas metas que ficam no papel: são palavras que ganham significado quando...
Já falamos aqui no Hypeness sobre sistemas de bicicletas sociais. Mas todos os modelos apresentados até o momento,...
A designer Stéphane Bureaux, a pedidos da Fujisan, desenvolveu para o Salon Professionnel du Chocolat, ideia...
Genial essa ação da Coca-Cola, que leva um pouco de felicidade para as pessoas. E o melhor é a surpresa, depois que...
Muita gente alega que ainda não se tornou vegano por não existirem muitas opções de alimentos no cardápio. Bem,...