Empreendedorismo

Sistema reconhece rostos das pessoas para efetuar pagamentos

por: Jaque_Barbosa

Publicidade Anuncie

Não podia ser mais seguro e, ao mesmo tempo, bem prático: imagine chegar a uma loja e poder pagar sem usar dinheiro, cartão de crédito ou celular, mas apenas o seu rosto. A start-up finlandesa Uniqul utiliza um software de reconhecimento facial para permitir isso mesmo aos clientes.

“Imagine ir até à loja e a sua carteira já estar lá”. Essa é a frase de abertura do vídeo promocional da Uniqul, que pretende criar um sistema de pagamento inovador, em que o cliente confirma a compra se aproximando do caixa e mostrando o rosto, associado à base de dados da empresa.

A ideia é criar “o sistema de pagamento mais rápido do mundo”, levando cerca de 5 segundos para todo o processo – o tempo que você precisaria para simplesmente tirar a carteira do bolso. Depois da máquina reconhecer o rosto, o cliente só precisa apertar o botão “Ok”. Com isso, não precisa lembrar de carteira, smartphone ou dinheiro pra ir até à loja mais próxima. Confira a explicação no vídeo:

Uniqul1

Uniqul2

Uniqul3

Uniqul4

Uniqul5

Uniqul6

O problema é que o sistema funciona com um tablet Uniqul nas lojas que requer um investimento inicial elevado – também o cliente tem de pagar uma taxa de assinatura mensal à Uniqul para poder usar o serviço.

A Uniqul não é a única empresa investindo neste mercado e, em breve, ideias como essa podem se tornar realidade em alguns lugares. Mas será que o tempo que ganhamos compensa o investimento e o fato de termos nosso rosto na base de dados de uma empresa? Valerá a pena andar sempre correndo e esbarrar na questão de direitos como a privacidade?

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Vai, Oliver!’: Adidas cria camisas inspiradas em anime ‘Super Campeões’