Design

Projeto usa bactérias para criar abrigos para pessoas em desertos

Eme Viegas - 22/07/2013 | Atualizada em - 23/07/2013

Uma das regiões mais áridas do planeta e com problemas que afetam a vida de milhares de famílias locais, o deserto do Saara foi o local escolhido para o projeto do jovem arquiteto sueco Magnus Larsson. Dune consiste em usar a própria areia para criar abrigos para as pessoas e protegê-las dos caprichos da natureza.

Ao invés de lamentar a quantidade de areia, Larsson propõe o seu reaproveitamento – através da bactéria Bacilluspasteuri, ele mostrou como solidificar a areia e criar complexos que servem de escudo contra o mau tempo, fazem sombra e podem permitir a coleta de água.

O projeto não causa dano ao homem nem ao meio ambiente, o que o levou a vencer o prêmio Holcim, de construções sustentáveis, em 2008. Apenas alguns detalhes quanto a durabilidade e outras questões técnicas ainda precisam ser aperfeiçoados – no entanto, fica a inspiração, que pode ser importante para áreas com escassez de alimentos e locais produtíveis. Para as outras, fica também a lembrança de como é importante utilizar o solo de forma consciente.

Dune1

Dune2

Dune3

Dune4

Dune5

Dune6

Dune7

imagens via

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Papelaria básica: produtos funcionais e com personalidade para o seu escritório