Empreendedorismo

Conheça o gadget que captura e guarda cheiros

por: Jaque_Barbosa

Vivemos um tempo em que a imagem tomou o papel central nas nossas experiências – redes sociais se enchem de fotografias e vídeos e com eles ativamos nossos sentimentos e emoções. Amy Radcliffe quis despertar outros sentidos e criou uma câmera que capta e guarda odores. Porque as memórias também têm cheiro.

Todo mundo conhece a sensação: aquele aroma que sentimos na rua ou no metrô e que nos lembra um determinado tempo ou episódio das nossas vidas. Os cheiros “são capazes de provocar uma reação emocional intensa”, diz Radcliffe. Nós acreditamos e por isso gostamos tanto da ideia.

Madeleine é o nome do produto – em homenagem ao bolo francês, bem cheiroso, do livro “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust -, e utiliza a técnica da scentography (aromagrafia, podemos dizer). Você coloca uma redoma de vidro, conectada por um tubo ao recipiente principal, de cerâmica, por cima do objeto cujo cheiro quer extrair. Aí liga a Madeleine, ela suga o odor e transporta para um frasco de resina que deve ser enviado para um laboratório. Lá o cheiro é reconstituído e colocado num frasco pequeno, para que você o possa guardar para sempre.

O vídeo mostra como ser bem sucedido usando a Madeleine.

HOW TO SUCCEED WITH YOUR MADELEINE from Amy Radcliffe on Vimeo

Madeleine1

Madeleine2

Madeleine3

Madeleine4

Madeleine5

Madeleine6

Madeleine7

A criadora da Madeleine, que usou a ideia como trabalho de conclusão de mestrado na universidade Central Saint Martins, em Londres, ainda procura parcerias para levar o projeto em frente.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mapas em cores apontam as mais antigas empresas em atividade do mundo