Fotografia

Série fotográfica retrata transgêneros como heróis modernos

Jaque_Barbosa - 06/08/2013

A série se chama de Transportraits, é do fotógrafo Lorenzo Triburgo e capta homens transgêneros, mas com um detalhe: as fotos são tiradas ligeiramente de baixo para cima, como que colocando os modelos na posição de heróis. Para o fotógrafo eles são mesmo, porque se assumem e enfrentam as consequências, oferecendo à sociedade um imaginário positivo dos transgêneros.

Os cenários que servem de pano de fundo às fotos foram pintados pelo próprio Triburgo, até aí sem qualquer experiência em pintura, em um processo desafiador. Para ele, os cenários comunicam a ideia de que a natureza é uma construção, tal como a fotografia ou, claro está, o sexo de cada um.

Se até há bem pouco tempo a fotografia era vista como um meio de representar a verdade, lembra Triburgo, e agora podemos concordar que ela é bem subjetiva e a mesma situação pode ser vista de forma diferente conforme a lente que a capta, a mesma coisa vale para o sexo: “eu acho que o sexo é algo que pode crescer e mudar e é mais subjetivo do que ele é visto pela maioria”.

Transportraits1

Transportraits2

Transportraits3

Transportraits4

Transportraits5

Transportraits6

Transportraits7

Transportraits8

O tema diz muito a Triburgo, já que também ele iniciou sua transição durante os 4 anos em que o projeto foi desenvolvido. O fotógrafo diz que foi fundamental para seu autoconhecimento encontrar histórias tão diversas, desde pessoas que iniciaram a mudança de sexo na casa dos 50 anos até aos que se assumiram ainda adolescentes.

Recentemente aqui no Hypeness mostramos outra história bem interessante sobre um casal de transgêneros. Relembre aqui.

todas as imagens @ Lorenzo Triburgo

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.