Inovação

Site permite que usuários denunciem onde foram roubados em suas cidades

por: Jaque_Barbosa

As plataformas colaborativas estão se espalhando na web e a verdade é que elas podem ser muito úteis, e muito além do dinheiro. Onde Fui Roubado é um desses sites, que mostra, de forma simples e prática, quais os crimes mais comuns em cada canto da sua cidade.

Você escolhe o estado e a cidade que quer pesquisar: nesse momento, um mapa se abre com vários círculos indicando, em cores diferentes, os locais onde se dão as ocorrências. As cores variam conforme o tipo de assalto – azul para os furtos, verde para assaltos coletivos, vermelho para assalto à mão armada, amarelo para roubo de carro ou lilás para arrombamento domiciliar são alguns exemplos. Clicando nos círculos, aparece informação detalhada sobre o crime. Para uma maior eficácia, as denúncias podem ser compartilhadas nas redes sociais. O upload dessas informações na plataforma são feitas pelas próprias vítimas de violência nas cidades.

A página, criada por dois estudantes da Universidade Federal da Bahia, foi lançada em 29 de junho e, só na cidade de São Paulo, já foram registradas mais de mil denúncias, com grande incidência de azul e vermelho. O Rio de Janeiro já passou as 330 e Fortaleza as 400.

A verdade é que, além de ajudar as pessoas a evitar alguns lugares em algumas horas, a página é principalmente uma forma de protesto, de mostrar que são muitas as pessoas afetadas (fora as que não conhecem ou não podem aceder à plataforma) e que algo precisa ser feito com urgência. A gente ouve falar de violência o tempo todo, mas ver tantos exemplos assim, compilados em um mapa, é realmente chocante. Principalmente sabendo que pagamos tanto dinheiro em impostos, e que deveríamos receber em troca o direito de viver em cidades seguras, sem medo de ser uma vítima desse problema que está fora de controle, ou de que algum familiar ou amigo o seja.

OndeFuiRoubado1

OndeFuiRoubado2

OndeFuiRoubado3

OndeFuiRoubado4

Se você também já foi vítima de violência na sua cidade, não hesite em inserir essa informação no site.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google mira 100% de uso de energia limpa até 2030 em movimento sustentável