Criatividade

4 comerciais memoráveis que fogem dos clichês de suas categorias

por: Vicente Carvalho

Um anúncio publicitário que não foge do senso comum está fadado ao esquecimento. Atualmente muitas empresas têm feito anúncios em forma de viral ou pegadinha, com o intuito de captar nossa atenção, já que estamos cada vez mais impaciente para comerciais clichês. E grandes propagandas, convenhamos, são as que não parecem propaganda, são aquelas que nos impactam de alguma forma, sem necessariamente escancarar a marca ou nome da empresa de forma explícita e óbvia.

Separamos alguns casos de propagandas que inovam e nos tocam, sensibilizam, impactam pela humanização e a fuga dos temas saturados de suas categorias.

1. Bebida Alcóolica: Guinness

Esqueça mulheres semi-nuas ou caras agindo de forma boba ou infantil, aqui o grande trunfo é a amizade. Na campanha, vemos um grupo de amigos jogando basquete de cadeira-de-rodas, o que já seria bem legal. Mas o que surpreende é o final, que mostra que a amizade de todos os amigos é maior que a deficiência de um deles:

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2. Gomas de mascar: Extra 

No vídeo abaixo, vemos cumplicidade e relação entre pais e filhos. O vídeo mostra de forma muito delicada o cuidado que o pai tem com sua filha, simbolizado pelo pássaro que ele faz de origami com a embalagem que envolve a goma de mascar (sem açúcar) da empresa, fazendo com que algo sem significado simbólico (o papel metalizado) transforme-se em um atributo emocional poderoso. Com um slogan no final sensacional: Give Extra, Get Extra (Algo como: Dê Extra, Receba Extra). O vídeo é da BBDO de Chicago.

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3. Telecomunicações: True

A empresa Tailandesa True está emocionando o mundo com um comercial impecável, contando uma história simples, mas impactante, de como pequenos atos de gentileza  podem reverberar em uma vida toda e mudar a realidade de pessoas de formas que nem imaginamos. Esqueçam mega-produção, direção de fotografia excepcional ou efeitos digitais, aqui o trunfo mesmo é a história bem contada.

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4. Móveis de baixo custo: Ikea

A Ikea é conhecida por suas campanhas memoráveis, e essa é mais uma delas. No vídeo em questão, conhecemos um idoso que se vê obrigar a mudar sua rotina no dia em que o banco da praça que ele vai todo dia está ocupado. Ele usa uma cadeira vermelha para sentar-se ao lado das pessoas, e essa cadeira vira o símbolo da mudança que ele resolve fazer na vida, se permitindo a conhecer lugares e pessoas novas em uma “saga” divertida e inspiradora. A criação é da S,C,P,F…, da Espanha.

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Que os vídeos acima nos inspirem e nos encorajem a mostrar aos clientes que muita coisa pode ser feita, que podemos falar de um mesmo assunto de forma totalmente diferente e cativante e que se torne, mais do que nunca, memorável.

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Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

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