Inovação

MÚSICA: Gel inovador pode substituir as nossas caixas de som no futuro

por: Eme Viegas

Acredite se puder: o gel transparente que dois cientistas da Universidade de Harvard, Jeong-Yun Sun e Christoph Keplinger, seguram nas fotos é um alto-falante que poderá revolucionar a forma como ouvimos música.

O engenhoso acessório de áudio, feito de um gel quase invisível, tem um sistema ativo de cancelamento de som externo e, graças a algumas inovações científicas, permite que o som saia com uma clareza e uma qualidade inéditas.

O segredo das melhorias é que a reprodução é feita por meio de condução iônica, ao contrário dos atuais dispositivos, com condutores de cobre. Assim, os íons se movem por toda a estrutura, o que faz com que seja possível esticar o gel sem que a qualidade do som diminua.

E se o grande problema da condução iônica era a fraca resistência a alta tensão, esta equipe solucionou a questão com uma folha de borracha que serve como isolante. Assim, quando uma corrente elétrica forte passa pelo gel, a borracha se contrai e vibra, sendo reproduzidos sons com frequências entre os 20 Hz e os 20 kHz, ou seja, tudo o que o ouvido humano consegue captar.

O gel utilizado pelos especialistas é feito à base de água salgada e o som reproduzido pode melhorar a experiência dos usuários, principalmente os maiores fãs de música, em termos de qualidade e maleabilidade. Eles colocaram inclusive um vídeo como exemplificativo:

AudioGelHarvard1

AudioGelHarvard2

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro fundo de maconha do Brasil estreia com meta ambiciosa