Viagem

De carona: francês viaja para 71 países sem gastar um centavo com transporte

Eme Viegas - 30/09/2013 | Atualizada em - 21/04/2014

A ideia de Jérémy Marie não é nova, mas os seus números são uma verdadeira proeza: este jovem francês conseguiu viajar por 71 países, percorrendo um total de 161 mil km’s, somente pedindo caronas. A saga demorou 5 anos e meio pra ficar completa.

Para quem tem receio desta forma de viajar, Marie diz que não só nunca foi violentado como pedir carona serviu de “filtro natural” para as pessoas que foi conhecendo, mais abertas ao diálogo e dispostas a partilhar. Além disso, essa é uma forma incrível de entrar no espírito do local.

Mas não se pense que o francês só pegou carona de motoristas: Marie usou mais de mil veículos, entre trens, motos, caminhões, tratores, navios de carga, barcos a vela, avião (sim, cortesia da Air Asia) e até de um burro. Basicamente, “tudo o que mexe”, conta.

TourduMonde4

TourduMonde6

Tour du Monde en Autostop (que significa qualquer coisa como Volta ao Mundo de Carona) teve início em 2007 e terminou no último 12 de março, quando Marie fez 29 anos. Foi uma opção própria, bem sustentável e, claro, econômica. Com toda a viagem, ele gastou cerca de 14 mil euros, perto de R$ 36,8 mil, bem menos do que gastaria em 5 anos vivendo na Europa.

TourduMonde2

TourduMonde3

O legal é que, em busca de alojamento mais barato, ele foi conhecendo ainda mais pessoas, sobretudo através da rede Couchsurfing, em que os usuários oferecem ‘sofás’ ou outros espaços disponíveis para hospedar pessoas. Em um desses encontros, em Bali, Indonésia, ele conheceu sua atual namorada.

TourduMonde8

TourduMonde7

TourduMonde12

TourduMonde13

Se tiver pensando fazer o mesmo e quiser uma dica, Marie aponta Chile, Nova Zelândia, Nicarágua e Malásia como os países mais acessíveis para caroneiros. Estados Unidos, por uma questão cultural mas também de proibição de pedir carona em alguns estados, e o próprio Brasil, pelo receio das pessoas em partilhar o veículo com um estranho, por conta da insegurança e violência, são dois dos mais difíceis.

TourduMonde1

TourduMonde10

TourduMonde11

TourduMonde9

TourduMonde5

TourduMonde14

TourduMonde15

Abaixo o próprio Jeremy Marie fala da experiência de viajar de carona. O vídeo está em francês, mas legendado em inglês, veja só:

Worldtour by Hitch Hiking from LAPSUS on Vimeo

via

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.