Inovação

Mulheres deficientes visuais criam joias através de seus olfatos aguçados

por: Vicente Carvalho

Há 36 milhões de pessoas deficientes visuais no mundo, e 15 milhões deles estão na Índia. 80% dos casos são de razões evitáveis, como catarata e desnutrição. Os centros de tratamento são insuficientes e a falta de conhecimento sobre o perigo de olhar para o sol acabam agravando o problema.

Os indianos cegos encontram uma dificuldade maior na procura por um emprego, pois a cegueira carrega um estigma social. Made in the Dark, um projeto concebido por alunos do Royal College of Art em Londres e do Instituto Nacional de Design Indiano, é uma tentativa de encontrar uma nova solução.

A equipe de design quis aproveitar as habilidades artesanais existentes, mas dando aos artesãos cegos uma vantagem, criando uma nova forma de arte. Eles criaram uma nova linguagem e uma relação entre cor-cheiro que coincide com o tom de uma joia específica com um aroma particular. Com isso, os artesãos cegos podem projetar a estética e fragrâncias das joias que eles criam. O resultado é uma série de desenhos feitos à mão que se comunicam visualmente e com um mix de aromas suaves e tradicionais, tipicamente indianos, proporcionando assim peças únicas e uma nova forma de renda a essas pessoas com habilidades especiais.

07b Scent-beading

DSC_0010

“Fazendo isso, me lembra orar para Divali” Salma.

DSC_0058

DSC_0139

DSC_0169

DSC_0315

DSC_0282

DSC_0087

DSC_0981

DSC_1122

Diagram systemBIGFONT_640

O sistema produtivo das jóias.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Drake entra no mercado de maconha e adquire 60% de marca que produzirá cannabis