Inovação

ONG empresta bikes pra quem não consegue pagar transporte pra trabalhar

por: Jaque_Barbosa

Sabemos que uma das milhares dificuldades de um sem-teto para conseguir melhorar sua vida é não ter dinheiro para deslocações, visto que os transportes públicos custam bem acima do que alguns deles podem pagar. Isso influencia negativamente a busca por um emprego que permita uma mudança. O Pedal Social vem ajudar a resolver esse problema.

Não é justo que alguém em situação de risco ou miséria não tenha sequer a chance de arrumar um emprego ou um bico pra sair dela. Mas isso acontece. Uma pesquisa feita pelo Instituto Mobilidade Verde concluiu, junto de pessoas vivendo na rua, que uma das maiores dificuldades é não terem dinheiro pra pagar o transporte inicial, até ao momento de receber o primeiro salário.

O que o Pedal Social faz é isso: o usuário se cadastra no projeto, comprova que tem um emprego ao qual não consegue chegar por falta de dinheiro e é lhe entregue uma bike. No final do mês, ou quando for recebido o salário, ele devolve a bicicleta, que é entregue a outra pessoa na mesma situação. Tudo funciona na base da confiança.

PedalSocial1

PedalSocial2

PedalSocial3

PedalSocial4

PedalSocial5

PedalSocial6

O projeto não tem fins lucrativos, vive de doações de bicicletas (doe aqui) e funciona na capital paulista, onde os interessados em receber uma bike devem se inscrever pessoalmente.

Abaixo um vídeo contando a história do projeto Pedal Social, da ONG Instituto Mobilidade Verde, com casos reais de pessoas que foram ajudadas – um dos responsáveis diz mesmo que, na época da reportagem, em março deste ano, tinham cerca de 80 pessoas em lista de espera para receber uma bike.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Açougue verde: Salsichas com canabidiol fazem sucesso na França