Inovação

Só de morar em São Paulo, você já fuma 1460 cigarros por ano

por: Jaque_Barbosa

São Paulo é uma cidade incrível, mas aqueles que amam a cidade e escolheram viver aqui, acabam tendo que pagar um preço alto por causa de um vilão que vive escondido nos nossos dias e que tira em média 1,5 ano de vida de todo mundo que mora na cidade – a poluição do ar.

Respirar todos os dias um ar de qualidade tão baixa faz de todo mundo um fumante – é isso mesmo. Mesmo que você não fume, só pelo fato de morar em São Paulo é como se você fumasse 4 cigarros por dia. E não é só o pulmão que sofre – O sistema imunológico enfraquece, o coração fica mais sujeito a doenças, as chances de ter câncer aumentam, a fertilidade pode diminuir e até um feto no útero materno corre o risco de ter a formação prejudicada.  Só na região metropolitana, em média 20 pessoas morrem todos os dias por causa do ar poluído. Ou seja – se você acha que ficar horas parado no trânsito pra percorrer um trecho que deveria levar alguns minutos é ruim demais pra ser verdade, já parou para pensar que além de perder tantas horas no trânsito, você ainda está respirando um ar que está te deixando doente?

Outra coisa – se você mora em São Paulo, aquela caminhada na praça, aquele rolê no parque com o cachorro, aquele passeio de patins pela cidade, podem estar fazendo com que você respire ainda mais substâncias tóxicas.

No mundo todo, pessoas estão buscando a solução para amenizar esse que tem se provado ser um dos maiores causadores de doenças da nossa geração. Sabemos que a poluição do ar não vai parar sozinha – mais de 1.200 carros novos chegam as ruas da cidade todos os dias. Então é bom que a gente encontre alguma saída pra reverter a situação. Por enquanto temos visto algumas iniciativas bem interessantes:

O projeto Bike Anjo, por exemplo, é uma rede de ciclistas experientes que ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a pedalar nas ruas com segurança. Mais de 300 voluntários espalhados por 60 cidades brasileiras têm ajudado e não há mais que temer pedalar na cidade.

bike1

foto Projeto Bike Anjo

O projeto Cidade Para Pessoas é um outro exemplo de iniciativa que pode ajudar a cidade. O seu objetivo é  percorrer 12 cidades pelo mundo em busca de boas ideias de planejamento urbano com foco nas PESSOAS. O objetivo é trazer essas ideias para São Paulo e outras metrópoles brasileiras.

foto

foto Cidade Para Pessoas

Caronetas é um site que promove a carona entre colaboradores de empresas de forma segura, simples e gratuita. Através de uma interface intuitiva e amigável, as empresas são cadastradas por seus responsáveis e recebem um código de acesso para que seus colaboradores possam participar do processo. Todos são autenticados pelo seu e-mail corporativo ou pelo responsável da empresa, garantindo a origem dos participantes. Assim, mais pessoas se locomovem, com menos carros nas ruas.

car

foto Caronetas

Talvez o maior problema de todos é que a grande maioria das pessoas que mora em São Paulo não faz ideia do risco que está correndo. Por isso, hoje viemos apoiar o projeto “São Paulo merece um ar mais limpo“.  A campanha nasceu  pra  conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema da poluição do ar, facilitar o acesso a dados científicos e estudos publicados que comprovam a gravidade da situação do ar em São Paulo, e assim  envolver toda a cidade nessa luta pelo ar limpo que São Paulo merece. Afinal, essa é uma cidade fantástica, mas a gente tem pagado um preço muito caro pra estar nela.

Se você também ama a sua cidade e quer apoiar essa causa, visite o site do projeto, e também a fanpage no Facebook. #SPmereceumarmaislimpo

ap

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
UERJ desenvolve ‘coronatrack’ para detectar coronavírus no ambiente