Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A capacidade humana de se reinventar, encontrar novas possibilidades dentro de um universo abrangente é uma das coisas que adoramos mostrar aqui no Hypeness. Por isso, resolvemos fazer uma listar com pessoas que transformaram sons e músicas comuns em novos objetos e representações artísticas com resultados fascinantes.
O artista George Zisiadis sabe que o dia-a-dia em grandes cidades é stressante e muito barulhento, e para tentar fazer as pessoas olharem pra si mesmas e esquecerem um pouco da loucura do cotidiano, ele espalhou pelas ruas de Boston instalações com sensores que reconheciam a batida do coração da pessoa e transformava em música. Cada ritmo de batimentos gerava uma música nova e única, em um projeto chamado Pulse of the City, vejam as músicas e as reações das pessoas à elas:
O artista Martin Klimas sempre foi um curioso em pesquisar imagens que traduzissem sons, e foi numa dessas pesquisas que teve a ideia do projeto que mostra os efeitos das vibrações e a música ao mesmo tempo. Ele passou mais de 1 ano fazendo o projeto,no qual colocava um alto-falante (devidamente protegido por uma membrana) virado pra cima, derramava as tintas em cima da membrana, e saia da sala. Colocava então o volume no máximo, e deixava as fotos por conta de um sensor instalado na máquina fotográfica que detectava os picos de som e fazia as fotos, sem intervenção de Martin. O resultado é bem interessante, veja as imagens que algumas músicas geram:
“Run Run Run”, do Velvet Underground
“On the Run”, do Pink Floyd
“Bitches Brew”, do Miles Davis
“Around the World,” do Daft Punk
“Sex Machine,” do James Brown
O fotógrafo suíco Fabian Oefner partiu do mesmo princípio que Martin Klimas (acima), isolando o alto-falante com uma película plástica, mas usou sais para materializar os sons das músicas em formas interessantíssimas. As formas que surgiam dependiam da frequência do som para parecerem mais intensas ou mais calmas, construindo assim uma ponte entre o mundo acústico e visual. Veja algumas imagens do projeto chamado “Cores Dançantes”, que já havíamos mostrado aqui:
O arquiteto e designer Guto Requena tem um talento especial: a sensibilidade de juntar elementos antigos com grandes inovações contemporâneas. Esse é o caso dessa linha de produtos que ele fez, chamada “Era uma vez”. Ele transformou 4 histórias que sua avó contava pra ele quando criança, e capturou (através de um software) essas ondas sonoras geradas enquanto ela contava. Depois, reinterpretou-as com a ajuda de um software que ‘transformou’ a voz de sua vó nas curvas dos vasos. Para entender melhor veja esse vídeo, é fascinante o resultado, e carregado de simbolismo e significado:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=_6sP0GaexPI” width=”640″ height=”360″]
O cantor italiano Franco Battiato, 68 anos, continua experimentando e inovando em seus clipes. A partir da parceria com o estúdio criativo Sugarkane, o clipe da música “Quand’ero Giovane” é o primeiro produzido inteiramente com tecnologia Kinect, o sensor de movimentos usado em vídeo games. O resultado é interessante, vejam:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=E2Z0kX1AwaU” width=”640″ height=”360″]
Publicidade
Se você é um bom observador, certamente não deixaria os incríveis graffiti 3D de Odeith passarem despercebidos. O...
É difícil não reconhecer o traço detalhado e com uma forte pegada de pop art do artista Casey Weldon, de Seattle,...
Zen Pencils é uma página de quadrinhos assinados por Gavin Aung, cartunista baseado em Melbourne, na Austrália....
As saudades de uma boa noite de música no Bixiga ganha um afago com a 10ª edição do 'Festival Mundo Pensante'. A...
A dupla de artistas britânicos Bompas & Parr gosta de criar experiências multissensoriais ligadas à comida, de...
Depois de um longo hiato, os Tribalistas finalmente estão de volta. Nesta quinta (10), o trio, formado por Marisa...
Uma pequena cidade no sertão de Pernambuco desaparece literalmente do mapa, enquanto uma série de assassinatos...
O fotógrafo francês Pierre Verger viajou pelo mundo fotografando, até que conheceu Salvador, cidade que ele decidiu...
The City of Samba é um trabalho de Keith Loutit e Jarbas Agnelli mostrando o carnaval do Rio de Janeiro como uma...