Viagem

A incrível sauna romana que tem 2 mil anos e ainda funciona

por: Jaque_Barbosa

Quando viajamos, poucas coisas nos impressionam mais do que um lugar bem preservado e fiel à sua construção original. Edward Lewis, escritor da BBC, teve uma dessas experiências quando chegou a Khenchela, na Argélia, e se deparou com uma milenar sauna romana sendo utilizada com entusiasmo pela população.

O profissional da BBC falou com alguns locais que acrescentaram alguns detalhes à história conhecida – segundo a população, o lugar foi construído por romanos “antes de Jesus” e depois reparado pelos Otomanos, na sequência de um terremoto que afetou o local. Verdade ou não, a história leva ainda mais mistério a este ícone público do país.

Tirando alguns detalhes que foram modernizados, como as portas dos quartos que envolvem as duas saunas, tudo o resto está como originariamente construído há 2 mil anos. Ainda assim, não é tanto a preservação arquitetônica que atrai os habitantes de Khenchela, mas sim a possibilidade de usufruir gratuitamente de um espaço de convívio e de fornecimento abundante de água quente.

RomanBathAlgeria1

RomanBathAlgeria2

RomanBathAlgeria3

RomanBathAlgeria4

A história completa foi contada pelo pessoal da BBC aqui.

todas as fotos @ Ghezal Tarek

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O lago na Indonésia que é um concorrido ponto turístico para os entusiastas de selfies subaquáticas