Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
São nômades, utilizam carroças pra se mover, mas estão ligados à tecnologia através de contas de Facebook ou smartphones. O fotógrafo Iain McKell tem acompanhado a vida de um grupo de contracultura britânico nos últimos 25 anos e registrou tudo em um livro que chamou de The New Gypsies (Os Novos Ciganos).
Era década de 80 quando Iain McKell fotografou um grupo de jovens anti Margaret Thatcher que, impulsionados pelo espírito punk e crenças hippies, decidiram largar a cidade rumo ao interior inglês, saltando entre caravanas e ônibus velhos. Na altura, McKell se deixou fascinar pela justaposição entre anarquia e beleza dessas pessoas.
Em 2001, sabendo que era hábito do grupo parar em festivais de música alternativos, McKell foi até ao Stonehenge Summer Solstice, em busca dos viajantes do chamado Convoy Peace (Comboio da Paz). Lá descobriu que eles tinham trocado os ônibus por carroças puxadas por cavalos e que faziam uma enigmática combinação entre o velho e o novo. Todo o tipo de gadgets, de laptops a smartphones ou contas no Facebook, ou até o uso de energia solar, os mantém ligados ao mundo moderno.
Durante 10 anos, McKell acompanhou o grupo por vários dias, várias horas ao dia, dos que viajam em bando até aos que viajam sozinhos ou com a família, o que culminou no livro com as incríveis fotos que captou. Deixamos algumas delas abaixo:
The New Gypsies foi lançado em 2011 (você pode comprá-lo na Amazon ou no site de McKell), como um retrato do percurso e transformações sofridas por este grupo de outsiders, de quem não se conhecem números, mas que encerram em si uma aura especial. Eles sabem disso e orgulham-se de estar ‘deslocados’ da sociedade.
Apesar de desligados de quase tudo, eles encontram formas de fazer dinheiro, seja construindo caravanas, vendendo artesanato ou trabalhando em fazendas. Tudo isso eles quiseram que McKell registrasse. No entanto, o fotógrafo preferiu focar um outro elemento: “concentrei-me nas pessoas. É um livro de pessoas. No fundo, é isso que faz uma cultura”.
todas as fotos @ Iain McKell
Esse ensaio nos fez lembrar um outro igualmente belo, cujas fotos retrataram uma comunidade nômade que vive com leis baseadas no amor. Relembre aqui.
Publicidade
Algo realmente inimaginável aconteceu na pequena cidade de Middleton, no estado da Pensilvânia, nos EUA: uma revisão...
Quem nunca sonhou em brincar com um hoverboard, aquele skate voador do filme "De Volta Para o Futuro"? Alguns projetos...
Enquanto para a maioria de nós a tecnologia e a robótica servem para melhorar e agilizar nossas vidas, a inventora...
A utilização de cães farejadores para identificar a presença da Covid-19 em aeroportos começou em Helsinque, na...
A prefeitura de Londres acaba de anunciar a adoção de uma medida que vai contribuir e muito para o meio ambiente. O...
Forrest Gump já dizia que a vida era como uma caixa de chocolates, na qual nunca sabemos o que vamos encontrar. E de...
A editora alemã especialista em livros de culinária, Gerstenberg Publishing House, inovou ao criar o primeiro livro...
Não adianta só gostar das mesmas séries. Para um relacionamento dar certo, os casais precisam também odiar as...
Muitos ciclistas deixam de usar a bicicleta para se locomover na cidade por se sentirem inseguros no trânsito. Mesmo...