Inovação

Com 15 anos, garoto cria teste que detecta cânceres em 5 minutos

por: Jaque_Barbosa

Publicidade Anuncie

Não é a primeira vez que um jovem consegue surpreender o mundo com uma ideia ou método inovador e capaz de mudar uma determinada realidade. Mas nunca deixa de ser especial, ainda pra mais quando essa ideia pode salvar vidas. Com 15 anos, o americano Jack Andraka criou um teste que detecta o câncer do pâncreas e é 26 mil vezes mais barato, 168 vezes mais rápido e 400 vezes mais sensível que o utilizado atualmente.

É um dos mais letais de todos os tipos de câncer e matou pessoas próximas do próprio Jack, que desde então não se cansou de pesquisar na busca por um método eficaz de prevenção. Com isso, ele ganhou em maio de 2012 a Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel, o maior prêmio do mundo pra pré-universitários, levando 100 mil dólares pra casa.

O teste criado pelo garoto é simples e barato e faz o diagnóstico de três tipos de câncer, incluindo o do pâncreas (ovário e pulmão são os outros dois). O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de 5 minutos. O sensor criado por Jack testa urina e sangue e, se o resultado for positivo para uma certa proteína, é porque o paciente está desenvolvendo câncer. A tira de papel muda conforme a quantidade dessa proteína no sangue o que, segundo o genial adolescente, pode detectar a doença antes mesma de ela invadir o corpo do paciente.

O vídeo mostra a reação do jovem ao saber que o prêmio era seu:

Não se pense que o detalhe de Jack ter 15 anos (16 atualmente) significa que ele teve sorte nesta invenção: apaixonado por ciência, há muito que o jovem se debruça sobre estudos semelhantes. Além disso, no desenvolvimento do projeto, procurou mentores que o pudessem ajudar, com muitas respostas negativas e tentativas falhadas pelo meio. A persistência foi a chave do sucesso.

JackAndraka1

JackAndraka2

JackAndraka3

JackAndraka4

JackAndraka5

JackAndraka6

JackAndraka7

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Holanda cria ação que mostra crianças desaparecidas em caixas eletrônicos