Inovação

Jogo ensina programação para crianças de 3 anos aprenderem brincando

por: Jaque_Barbosa

Não é novidade que uma das melhores formas de as crianças aprenderem é sentindo que se estão divertindo também – daí a importância dos jogos didáticos. Sabendo que lidar com a informática será essencial para o futuro das crianças, Dan Shapiro criou o Robot Turtles, um jogo para programadores mirins.

O programador e criador do jogo quis encontrar uma forma de transmitir seus conhecimentos para os filhos – “acredito que programação é como um superpoder que você dá à garotada, uma forma de garantir que as inovações do futuro não vão deixá-los para trás”. Assim nasceu o Robot Turtles, em que o objetivo dos jogadores é usar cartões com instruções (bastante visuais) pra conduzir tartarugas por um labirinto, até chegarem às desejadas joias.

Pelo caminho, as crianças vão aprendendo alguns princípios básicos de programação, como usar sintaxes limitadas pra expressar algo mais complexo, ordenar operações ou desfazer instruções erradas. Tudo, claro, sem que percebam que estão aprendendo ou sequer sejam obrigadas a fazer um esforço.

RobotTurtles1

O jogo foi pensado pra crianças com 3 anos, mas pode ser jogado por mais velhos, até aos 8, aumentando o grau de dificuldade (por exemplo, jogando com mais que um cartão, obrigando a prever uma série de movimentos). Os pais também podem ajudar, nomeadamente lendo as regras, já que aos 3 anos não é previsível que uma criança saiba fazê-lo.

RobotTurtles2

O jogo de tabuleiro esteve no Kickstarter procurando financiamento e conseguiu 25 vezes o valor necessário, o que é recorde no segmento –  você encontra tudo o que precisa saber sobre o jogo, bem como feedbacks de pais e crianças que o testaram. Abaixo deixamos o vídeo de apresentação.

RobotTurtles3

RobotTurtles4

RobotTurtles5

RobotTurtles6

RobotTurtles7

RobotTurtles8

RobotTurtles9

RobotTurtles10

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
PodRide, o carro-bicicleta que vai proteger o ciclista da chuva, do frio e até da neve