Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A partir da percepção que os mais velhos mostravam interesse nas intervenções urbanas feitas pelo Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã, os responsáveis pelo evento, junto com o Coworklisboa resolveram inserir os idosos no universo do graffiti.
Surgiu assim o LATA65, com o objetivo de aproximar os menos jovens a uma forma de expressão geralmente associada aos mais novos, e provar que envelhecimento ativo, solidariedade e aprendizado entre gerações faz cada vez mais sentido. A primeira edição do workshop durou 5 dias, e abordou uma contextualização história de arte urbana e suas manifestações. Numa outra etapa pediram aos idosos que criassem uma tag e que criassem um projeto a respeito do tag escolhido – através de texto, desenhos e colagens. Os dias posteriores foram de ensino das técnicas, desde o spray, stencil, marcador até o vídeo, tudo num ambiente descontraído e alegre.
Segundo o Wool, os resultados ultrapassaram as expectativas e provaram que é possível o diálogo de gerações como forma de apresentar novas atividades e arte contemporânea dita dos mais jovens aos idosos, consequentemente lhes proporcionando uma quebra da rotina, gerando qualidade, jovialidade e bem estar nas suas vidas.
Veja o vídeo do registro de aprendizado dos idosos grafiteiros:
Abaixo, algumas fotos das oficinas:
O projeto foi tão positivo que eles querem levá-lo para mais idosos em mais zonas da cidade. Para isso, apresentaram enquanto proposta para o Orçamento Participativo de Lisboa, onde a população pode votar no projeto, saiba mais aqui.
Fotos da fanpage do Lata 65.
Post por Razões para Acreditar.
Publicidade
O fim do mundo é um cenário explorado da Bíblia Sagrada aos filmes de Hollywood, e costuma ser um acontecimento...
“Com essa saia desse tamanho, ela tava querendo algo, né?”. “Será mesmo que ela não queria?” “Ah, não...
Manter uma horta em casa pode ser muito gostoso, além de saudável. Porém, nem todo mundo consegue se lembrar de...
A baía de Tateyama, no Japão, é o ponto de encontro de dois amigos muito improváveis. Um mergulhador local,...
Conquistar uma medalha olímpica é, sem dúvida, fruto de muito trabalho, suor e disciplina, e sua obtenção deve...
Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, comentou um pouco sobre o papel de pai sem seu marido. Paulo Gustavo faleceu em...
Uma das coisas mais legais quando se viaja é poder fazer uma imersão na cultura local, e isso envolve várias coisas...
Parece que o jogo virou, não é mesmo? Gabriel Smaniotto, de 26 anos, viralizou nas redes sociais com vídeo em que...
Certas barbaridades do passado, quando vistas hoje, parecem dignas de uma mentalidade medieval, mas em verdade muitas...