Fotografia

Série fotográfica sensível retrata deficientes visuais como você nunca viu

Jaque_Barbosa - 07/10/2013 | Atualizada em - 08/10/2013

O projeto é do francês Georges Pacheco e é muito mais do que meras fotografias de pessoas cegas. Ele tentou perceber de que forma o auto-retrato de uma pessoa pode revelar um pouco sobre a sua personalidade. 

Um cenário preto, sem decoração, sem espelhos e totalmente neutro. Uma pessoa deficiente visual, sentada no meio do cenário, com um botão pra apertar no momento em que se sinta pronta a ser fotografada. O resultado são incríveis imagens, com algumas pessoas olhando a câmera, outras de cabeça pra baixo ou bem longe da lente.

Algumas riem, outras nem tanto, e se algumas parecem estar aproveitando o momento, também outras se mostram desconfortáveis e aparentemente nervosas. Dá pra imaginar a generosidade de cada uma se deixar fotografar sabendo que nunca verá a imagem. Dá pra imaginar também a luta interior no momento de apertar o gatilho, já que estas pessoas não tem como saber quando e como clicar o melhor retrato. É emocional e mentalmente que elas descobrem qual sua aparência exterior. E é por isso que amamos o projeto Le regard des aveugles. Veja algumas fotos:

GeorgesPacheco1

GeorgesPacheco2

GeorgesPacheco3

GeorgesPacheco4

GeorgesPacheco5

GeorgesPacheco6

GeorgesPacheco7

GeorgesPacheco8

todas as imagens @ Georges Pacheco

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.