Inovação

Vespas são usadas em plantações para substituir agrotóxicos

por: Eme Viegas

Mais barato, mais sustentável e, por isso, uma ideia realmente inovadora – a Bug Agentes Biológicos é uma startup brasileira que conseguiu provar que as vespas podem substituir agrotóxicos no combate à pragas na lavoura. Elas são microvespas, feitas em laboratório, e podem fazer com que cada brasileiro consuma, em média, menos 6 litros de produtos químicos ao ano.

Os dados são da Universidade de São Paulo, cidade de onde vem também a Bug, considerada já pela revista Fast Company uma das 50 mais inovadoras do mundo. O método criado pela startup brasileira é cerca de 40% mais barato que o uso de agrotóxicos nas plantações e consiste na utilização de vespas de 25 milímetros. A eficácia da ideia pode mudar a vida dos agricultores, já que as pragas são altamente prejudicais em termos financeiros.

O processo funciona da seguinte forma – cada inseto coloca os ovos dentro dos ovos das pragas, o que faz com que nasça uma nova vespa ao invés de uma praga. Simples assim, com um método natural, é possível tentar tirar o nome do Brasil da lista de países que mais utilizam os agrotóxicos no mundo.

A Bug diz que esta forma de combate não afeta as plantações (pode ser usada em 28 culturas) e traz resultados tão ou mais eficientes que os dos agrotóxicos. Veja a reportagem que deixamos abaixo.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=mVZ2V67QIuA&hd=1″]

VespasBug1

VespasBug2

VespasBug3

VespasBug4

VespasBug5

VespasBug6

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.


X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa cria máscara transparente aprovada para uso médico que facilita leitura labial