Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Alimentação saudável é uma tema recorrente em nosso cotidiano. Dietas e mais dietas surgem a todo momento para nos ajudar a perder peso, o que muitas vezes não acontece. Uma das grandes causas é a falta de conhecimento sobre o que podemos comer, ou simplesmente saber quantas calorias tem o alimento que vamos consumir na hora do almoço, por exemplo, com o prato na sua frente.
Pra suprir essa necessidade de sabermos exatamente o que estamos comendo, e de forma fácil e intuitiva, a empreendedora Isabel Hoffman e o professor de matemática Stephen Watson desenvolveram o TellSpec, um aparelho scanner em que basta você apontá-lo para a comida (mesmo se estiver em embalagem de plástico e vidro) e esperar um bipe. O aparelho então analisa os resultados usando um algoritmo e envia um relatório para seu smartphone dizendo que alérgenos, substâncias químicas, nutrientes, calorias e ingredientes estão na comida – simples assim, e tudo isso em segundos.
A ideia surgiu por conta da filha de Isabel, que tem intolerância a glúten, e elas precisavam checar e averiguar se o alimento tinha ou não glúten, não apenas no supermercado. E o mais interessante é que o resultado vai além dos rótulos do produto, pois tem uma explicação para cada ingrediente detectado, o que facilita a vida de nós leigos, que não sabemos o que é tartrazina, por exemplo.
Como ele detecta todos os ingredientes?
A luz é feita de partículas chamadas fótons. Quando o feixe de laser de baixa potência ‘scanneia’ a comida, alguns dos fotões são absorvidos, elevando os estados de energia das moléculas no alimento. Fótons de energia mais baixos são, então, refletidos de volta. O espectrômetro dentro do TellSpec scanneia esses vários tipos de fótons e os contabiliza. Os números resultantes, denominado espectro, descrevem os compostos químicos nos alimentos.
Este espectro é carregado para um motor de análise, onde são analisadas e correlacionadas com outros espectros de referência. Informações sobre os alérgenos, substâncias químicas, nutrientes, calorias e ingredientes nos alimentos são então transferidas para você e exibidas em seu smartphone.
O produto é revolucionário, e está em um site de crowdfunding para ser produzido, clique aqui para acessá-lo. Veja o vídeo feito para angariar os valores:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=kcNj1DknDpg” width=”628″ height=”350″]
Faltam menos de 20 dias para finalizar o financiamento, e o valor já foi atingido, o produto entrará no mercado em cerca de 2 anos, a um valor inicial aproximado de 150 dólares.
Publicidade
Há 9 anos, quando parei de comer carne, era um sofrimento querer opções gordurosas. Junk food pesadona e fartura...
Imagine se você pudesse usar os recursos do Photoshop em sua vida. Retocar olheiras, branquear dentes e duplicar a sua...
MyWay é uma marca nova de scooters elétricas e portáteis. Ela pesa 13 kilos e acelera até 25 km/h.
Amelie Poulain já fez isso maestralmente mas o tema é sempre vale a pena quando se trata dos pequenos prazeres da...
Quem gosta de livros sabe que muitas vezes não encontramos tempo ou paciência para ler aquele título recém...
Marcelo Adnet mostra como seriam os depoimentos dos jogadores de futebol da seleção brasileira, se fossem...
O plástico é um dos maiores inimigos atuais do planeta, e um veneno para a saúde dos oceanos e de toda a vida que...
Se você é como eu que gosta muito de jazz, não pode perder a primeira edição do BMW Jazz Festival, no Auditório...
Esse projeto é para aquelas festas nas quais encontramos vários tipos de bebidas, mas ninguém sabe como preparar uma...